Como acabar com a caspa?
Compartilhe:
Escrito por:
The Men's
Tempo de leitura:
3 minutos
Criado em:
25/08/2021
Última atualização:
17/01/2023
Hoje, o homem moderno é atento a roupas que valorizam seu tipo de corpo, ao corte de cabelo mais adequado para seu estilo, ao formato de barba que favorece o rosto e até nos cuidados para evitar o envelhecimento da pele. Mas qualquer um de nós está sujeito a lidar com um velho inconveniente, capaz de acabar com toda autoestima alcançada: a caspa.
Segundo dados do Hospital Albert Einstein, são cerca de 2 milhões de brasileiros afetados por ano. Já as estimativas da Sociedade Brasileira de Dermatologia alegam que 40% de toda população mundial já teve caspa ou apresenta o problema uma vez por ano. Mas muita calma, vamos te ensinar a tratar e a evitar a caspa. Como por exemplo, usando os famosos shampoos anticaspa.
Quais os sintomas da doença?
A caspa provoca coceira, vermelhidão e descamação do local. Esse problema costuma ocorrer com mais frequência no inverno, estação em que alguns cuidados específicos devem ser tomados por causa do ressecamento da pele. Já falamos por aqui sobre como manter a pele e o cabelo saudáveis no frio.
Os homens são os alvos mais corriqueiros da caspa no cabelo, mas essas descamações esbranquiçadas não significam falta de higiene e estão relacionadas à saúde do couro cabeludo. A boa notícia é que ela pode ser controlada.
O que causa essa condição?
Basicamente, existem dois motivos que podem levar à caspa: a produção demasiada de óleo por parte das glândulas sebáceas ou a presença e proliferação de um fungo chamado de Pityrosporum ovale. Entre as doenças que esse fungo causa está a dermatite seborreica, uma descamação da pele causada pela desregulação sebácea. A dermatite seborreica pode causar caspa, que varia desde fina até a formação de grandes crostas aderidas ao couro cabeludo, a seborreia.
Outros fatores que motivam ou pioram a caspa no cabelo são:
- oleosidade excessiva do couro cabeludo;
- genética;
- estresse;
- lavar a cabeça com água muito quente;
- uso frequente de chapéus e bonés;
- acúmulo de cremes e produtos no couro cabeludo;
- higienização com produtos incorretos para região.
Por que a caspa afeta mais os homens?
Os homens tendem a ter mais caspa por possuírem maior número de glândulas sebáceas, que são responsáveis pela oleosidade, e maior produção de hormônios que aumentam a quantidade de sebo no couro cabeludo — como a testosterona. A utilização de shampoo que não esteja alinhado às necessidades do seu fio também contribui para o agravamento do problema, porque causa o acúmulo de sebo e, consequentemente, o desenvolvimento da caspa.
Além da coceira e descamação, a caspa pode causar a queda dos fios porque a dermatite seborreica provoca um processo inflamatório nos folículos do couro cabeludo. Por isso, tratar a caspa é essencial para todos os homens e mais ainda àqueles que têm predisposição à calvície ou outras alopecias (queda de cabelo).
Como tratar e evitar a caspa?
A pergunta que não quer calar: como tirar caspa do cabelo? Para tratar o problema, recomenda-se principalmente o uso de dermocosméticos específicos, como shampoo para caspa ou anticaspa.
Mas alguns produtos podem deixar os cabelos ressecados, já que são feitos para minimizar o excesso de oleosidade e para tratar a descamação excessiva. Assim como a pele, o cabelo também precisa de hidratação e mesmo fios oleosos precisam de nutrição. Por isso, invista também em um bom condicionador específico para as necessidades do cabelo do homem, que deve ser passado logo após ao shampoo anticaspa.
O resultado? Um couro cabeludo livre de caspa e um cabelo macio e brilhoso. Por essas e outras que usar produtos específicos para os homens não é frescura #confia. Saiba porque produtos desenvolvidos para as necessidades masculinas são melhores e adote na sua rotina.
Presente para você que chegou até aqui: Use o cupom BLOG10 e ainda ganhe 10% de desconto na sua compra.
The Men’s é a primeira marca masculina de saúde personalizada do Brasil. Nascemos para que todas as pessoas do sexo biológico masculino encontrem soluções para suas questões e inseguranças.
Veja também
Pesquisa:
Redes sociais: