/ Cabelo / Cabelo masculino: suas principais dúvidas respondidas!

Cabelo masculino: suas principais dúvidas respondidas!


cabelo masculino

Compartilhe:


Escrito por:
The Men's

Tempo de leitura:
4 minutos

Criado em:
17/09/2021

Última atualização:
17/01/2023

Há o mito de que o cabelo masculino não requer cuidados, isso não é verdade! Para ter fios saudáveis e bonitos, é necessário adotar algumas práticas simples no seu dia a dia. Afinal, o cabelo de homem também precisa de atenção em relação a corte, hidratação, lavagem correta e prevenção de queda e calvície.

 

Existem tipos de cabelo masculino

Cabelo de homem não é tudo igual! E para que saiba como cuidar do seu, primeiro, é importante saber que tipo de fio você tem. É a partir disso que você poderá escolher os produtos e cuidados ideais para realmente manter os cabelos vistosos e saudáveis. 

 

Como descobrir meu tipo de cabelo?

Os cabelos masculinos têm diferentes características em termos de textura, curvatura e espessura. São esses detalhes que irão determinar seu tipo de fio. A seguir, confira como o cabelo de homem é classificado:

Cabelo Tipo 1: Liso

  • 1A: fio que não apresenta nenhuma onda, é mais fino e oleoso.
  • 1B: o cabelo desse tipo é liso, porém sua espessura é mais grossa. 
  • 1C: cabelo que conta com espessura mais grossa e fio resistente (o famoso “liso pesado”).

 

Tipo 2: Ondulado

  • 2A: tem raiz lisa e ondas menos definidas. Fios com pouco volume. 
  • 2B: as ondas dos cabelos são mais salientes e volumosas. 
  • 2C: cachos mais abertos, geralmente, o fio é mais ressecado. 

 

Cabelo Tipo 3: Cacheado

  • 3A: fios com cachos volumosos, porém mais soltos. É um cabelo masculino com mais frizz. 
  • 3B: fio mais bem definido, cachos mais espessos e fechados. 
  • 3C: os cachos são ainda mais bem definidos, menores e bem fechados. Tende a ser um cabelo mais grosso e volumoso.

 

Tipo 4: Crespo

  • 4A: cabelo masculino com cachos bem fechados, lembrando o formato de molas finas. 
  • 4B: este fio tem pouca definição nos cachos. 
  • 4C: fio com aspecto totalmente crespo, em formato zigue-zague desde sua raiz.

 

Como funciona o corte de cabelo masculino?

O corte é mais do que uma decisão estética. Ele ajuda a retirar pontas duplas e deixa seu cabelo mais maleável e com aparência de bem cuidado. O ideal é cortar com um profissional especialista em seu tipo de fio e em corte de cabelo de homem. 

 

Quais cuidados para lavar os fios capilares masculinos?

A escolha dos produtos é um dos principais pontos de atenção. Escolha itens próprios para seu tipo de fio. Também não abra mão de usar condicionador, ainda que seus cabelos sejam curtos. Muitos homens optam pela praticidade dos produtos 2 em 1, mas não caia neste erro. O efeito obtido e os benefícios não serão os mesmos que usar shampoo e condicionador específicos para seu tipo de cabelo.

Outra recomendação importante: não lave seus cabelos com sabonete comum! Há homens que têm esse hábito, mas ele é bem prejudicial para a saúde capilar. Este não é um produto feito para cuidar dos cabelos, e pode deixá-los danificados bem como ressecados. Outra boa prática é não usar água quente. Essa ativa a oleosidade de seu couro cabeludo e poderá deixar seus cabelos ressecados. 

 

Homem também precisa hidratar seu cabelo?

Sim! Quem tem o cabelo mais curto, por vezes, acredita que não precisa ter este tipo de cuidado, mas isso não é verdade. É recomendado usar máscara de hidratação, apenas na extensão dos fios, ao menos uma vez na semana, para manter seu cabelo bonito, brilhante assim como hidratado.

 

Quais outros hábitos impactam na saúde e aparência do cabelo masculino?

Muitas coisas podem afetar o fio. Alimentação rica em gordura e hábito de fumar e beber excessivamente, por exemplo, prejudicam e podem enfraquecer seus cabelos. Por isso, busque ter uma alimentação equilibrada e evitar ou reduzir o consumo exagerado de bebidas alcoólicas. Boas noites de sono também contribuem para que controlem elementos como o estresse, que é nocivo para o cabelo masculino.

 

Como evitar e lidar com o problema de queda de cabelo masculino?

A calvície e a queda capilar geram muitas dúvidas. Quanto ao primeiro problema, a genética tem um papel significativo. Mas, além dela, outras questões podem levar a este quadro e, também, à queda excessiva. Isso inclui a utilização de hormônios anabolizantes, problemas emocionais (por exemplo, estresse), alimentação ruim e outros.

Aliás, quanto à alimentação, se você já identificou problema com perda de fios, o indicado é procurar um profissional da nutrição. Ele poderá, por exemplo, recomendar a ingestão de alimentos e suplementos com vitaminas como a A, que pode estar faltando em seu organismo e é fundamental para a saúde capilar.

 

Quais produtos ajudam no combate a queda de cabelo?

Utilizar shampoo antiqueda pode ajudar, porque esse contem em sua formulação ingredientes específicos, como a biotina, que ajudam a fortalecer seus fios. Produtos que promovam limpeza profunda também são úteis, pois eles combatem a seborreia, que é outra motivadora para a queda capilar masculina.

Há, também, medicamentos especializados. O minoxidil, por exemplo, contribui para melhorar a circulação no couro cabeludo, nutrindo melhor os folículos, e isso ajuda a minimizar a queda. Já a finasterida atua bloqueando a ação do DHT (dihidrotestosterona), que é o hormônio responsável pela queda do cabelo masculino.

Para que saiba o melhor tratamento para o seu caso, o ideal é se consultar com um médico especializado no tema. Na The Men’s disponibilizamos uma avaliação médica gratuita e online para que você tenha um ótimo acompanhamento de forma acessível!

Presente para você que chegou até aqui: Use o cupom BLOG10 e ainda ganhe 10% de desconto na sua compra.

 

 

Logo

The Men’s é a primeira marca masculina de saúde personalizada do Brasil. Nascemos para que todas as pessoas do sexo biológico masculino encontrem soluções para suas questões e inseguranças.

www.themens.com.br

Veja também