Como descansar a mente e o corpo?
Compartilhe:
Escrito por:
The Men's
Tempo de leitura:
4 minutos
Criado em:
03/11/2021
Última atualização:
17/01/2023
Você sabia que diminuir a cafeína bem como usar menos o celular podem ajudar a descansar? A correria do dia-a-dia muitas vezes impõe uma rotina em que o descanso fica para trás (muitas vezes, ele nem existe!). Mas, uma vida de excessos têm seu custo e a conta a ser cobrada pode ser muito alta. Acarretando, assim, prejuízos para a sua saúde e bem-estar. Por isso, aprender como descansar o corpo e a mente é mais do que uma prioridade. Mas sim necessário.
Não descansar pode causar doenças
A falta de repouso pode nos comprometer muito mais do que imaginamos. Além do cansaço e da fadiga, problemas característicos de quem não repousa o corpo e a mente de forma adequada, outros transtornos podem aparecer. O primeiro deles é a maior propensão a doenças. Por exemplo, o estresse cardiovascular, a hipertensão e a diabetes estão entre os malefícios que podem surgir com a falta de repouso. A imunidade como um todo fica enfraquecida, deixando o corpo suscetível a infecções e outras doenças oportunistas.
Descansar também é importante para se manter jovem. Sem ele, não é possível manter a reparação das células, gerando estresse oxidativo e causando o envelhecimento precoce. Também pode ser que você seja surpreendido com uma dor de cabeça daquelas bem no meio da tarde. Pois esse é outro sintoma de que o corpo não está descansando como deveria.
O que a qualidade do repouso afeta na produtividade?
Saber como descansar a mente é necessário não só para evitar doenças. Mas também para manter a produtividade no ambiente de trabalho e em outras tarefas do dia-a-dia. A fadiga causada pela ausência de descanso compromete o desempenho físico e motor durante o dia – o que pode causar incidentes aparentemente sem importância, como deixar a xícara de café cair assim como dar uma topada no pé da mesa. O funcionamento do metabolismo também fica prejudicado e o corpo sente que há algo errado.
A capacidade de concentração e foco também fica seriamente comprometida com a falta de um descanso de qualidade, bem como a capacidade cognitiva e criativa. É comum ficarmos esquecidos, lentos e com dificuldade de entender até mesmo coisas triviais, que costumamos fazer diariamente. Além disso, a ausência de descanso causa indisposição e mau humor, além de estresse crônico. Isso afeta diretamente a produtividade: o dia parece render menos, mas o cansaço só aumenta.
O que é Burnout?
Você já ouviu falar da síndrome de Burnout? Esse distúrbio pode ser uma das consequências da falta de breaks na sua rotina. O burnout é uma doença (CID-10 Z73) causada pela sobrecarga e rotina exaustiva; ela pode surgir derivada de uma cobrança ou pressão no ambiente de trabalho, longas jornadas sem pausas, insônia e falta de repouso adequado.
Alguns dos sintomas desse transtorno são o esgotamento e fadiga excessivos, enxaqueca, falta de ar constante, pressão alta e taquicardia e dores musculares (principalmente na região dos ombros e costas). Bem como problemas gastrointestinais. O burnout pode causar falta de criatividade, depressão, insônia e ansiedade, e demanda tratamento específico com um psicoterapeuta e, em alguns casos, intervenção com medicamentos para normalizar o quadro. Somente um psicólogo pode fazer o diagnóstico adequado da Síndrome de Burnout e encaminhar as diretrizes para que trate o problema.
Dicas sobre como descansar
- Durante o expediente, faça pausas regulares ao longo do dia. Preencha os períodos de tempo livre com um bom chá, lendo um livro ou apenas descansando os olhos um pouco.
- Limite a cafeína: você não precisa estar 100% ligado durante todo o tempo. Estudos indicam que 3 a 4 xícaras de café por dia é uma quantidade saudável para que o organismo se mantenha alerta.
- Defina um período de descanso total no fim de semana. Evite levar trabalho para casa e acumular tarefas no seu tempo livre.
- Durma 8 horas por dia para garantir que o seu corpo e mente se renovem.
- Promova a higiene do sono com hábitos simples: mantenha o quarto escuro, use roupas de cama confortáveis e estabeleça um horário para se deitar todos os dias.
- Deixe o celular de lado nos seus períodos de descanso. A constante pressão de ter de responder a mensagens ou ler e-mails impede que sua mente “desligue”.
- Pratique exercícios de meditação e respiração. Escolha o horário que se encaixa melhor na sua rotina e reserve alguns minutos do seu dia para se conectar consigo mesmo.
- Faça uma avaliação médica e utilize melatonina para te ajudar a dormir melhor
Como a melatonina te ajuda?
A melatonina é uma excelente alternativa para induzir o sono, na dosagem correta não causa dependência e seu efeito é sobre o relógio biológico do corpo. Mesmo sendo um hormônio natural, a suplementação oral de melatonina deve ser administrada com orientação e acompanhamento médico. Na The Men’s você tem esse acompanhamento de forma gratuita, online e sem a necessidade de agendamentos, tudo para melhorar as suas noites de sono!
Presente para você que chegou até aqui: Use o cupom BLOG10 e ainda ganhe 10% de desconto na sua compra.
The Men’s é a primeira marca masculina de saúde personalizada do Brasil. Nascemos para que todas as pessoas do sexo biológico masculino encontrem soluções para suas questões e inseguranças.
Veja também
Pesquisa:
Redes sociais: