/ Sono / Como evitar a dormência nos braços durante o sono?

Como evitar a dormência nos braços durante o sono?


Dormência nos braços

Compartilhe:


Escrito por:
The Men's

Tempo de leitura:
4 minutos

Criado em:
02/12/2021

Última atualização:
04/12/2023

Você está pronto para ter uma noite de sono ótima: relaxou, deitou-se de forma confortável e deixou o ambiente preparado para o descanso. Porém, após algumas horas, surge aquele desconforto: a dormência nos braços durante o sono é algo mais comum do que se imagina. Porém, é preciso saber os motivos de acordar com os braços dormentes e como se livrar do incômodo. Além do tratamento médico, alguns hábitos podem te ajudar a dormir melhor e acabar com o formigamento nos braços e mãos durante o sono. Variar a posição em que dorme, evitando a compressão do braço; utilizar braçadeiras ou talas antes de dormir e alongar-se antes de deitar podem ser medidas efetivas contra a dormência.

É normal estar com dormência nos braços enquanto dormimos?

A resposta para essa pergunta é: sim e não. Em muitos casos, durante a noite, acabamos dormindo em posições que causam a perda de circulação sanguínea em algumas regiões. Como, por exemplo, deitar em cima da mão ou dos membros superiores durante a noite. Deixando, assim, os braços formigando ao acordar. Portanto, se você perceber que isso aconteceu durante o sono, pode ficar despreocupado: é perfeitamente normal! Mas, se há uma frequência maior independente da posição, é uma questão a ser observada de perto.

Por que temos dormência nos braços durante o sono?

Além do posicionamento do corpo ao longo da noite – ou até mesmo por causa dele -, são muitos os motivos que podem causar a dormência de braços e mãos durante o sono. Logo abaixo, você encontrará algumas situações que geram a sensação de formigamento nos membros superiores e como tratá-los.

  • Síndrome do Túnel do Carpo

Essa é uma síndrome crônica que se caracteriza pela compressão do nervo na região do punho. O que causa a sensação de dor e formigamento nas mãos e braços, não só ao dormir. Esse é um dos tipos de parestesia noturna (ou seja, sensação de formigamento durante a noite) mais comuns e seu tratamento também é simples.

  • Síndrome do Desfiladeiro Torácico

A síndrome do desfiladeiro torácico é uma doença rara que acomete vasos sanguíneos e nervos no espaço compreendido entre a clavícula e a costela. Esse problema pode ser decorrente de algum tipo de trauma, gravidez ou até mesmo por lesões repetitivas, sendo comum em atletas de alto rendimento. A dormência, nesse caso, costuma se estender da região do pescoço até o comprimento dos braços. Além disso, causa dor e fraqueza nos ombros e sensação de dedos gelados.

  • Dormência nos braços: Um sintoma da diabetes

Acordar com o braço parecendo estar dormente é um sintoma da diabetes tipo 2. Como o organismo diabético tem maior dificuldade (ou até mesmo incapacidade) de produzir insulina de forma correta. Esse distúrbio tende a causar dano aos nervos, deixando-os mais propensos ao formigamento. Por isso, é comum associar a diabetes à perda de sensibilidade em pés e mãos.

  • Espondilose Cervical

Muito comum em pessoas mais velhas e mais conhecida como artrite ou osteoartrite, a espondilose cervical é uma doença degenerativa crônica. Caracteriza-se pelo desgaste dos nervos da medula óssea, causando a parestesia.

  • Carências nutricionais

A falta de nutrientes também pode deixar o braço formigando enquanto dorme. A deficiência de algumas vitaminas, como as do complexo B (em especial a B12, B1 e B6), além da vitamina E, também impactam de forma negativa os nervos do corpo, prejudicando a sensibilidade e deixando membros dormentes ao dormir.

  • Neuropatia Ulnar

Também chamada de síndrome do túner cubital, ela é semelhante à síndrome do túnel do carpo, diferenciando-se pelo local de compressão do nervo, que é na região do cotovelo.

  • Problemas circulatórios podem causar dormência nos braços

Doenças circulatórias no geral, como a arteriosclerose, a hipertensão arterial e a doença coronariana podem causar formigamento nos braços ao dormir. Por causa de problemas de circulação sanguínea.

Dormência nos braços ao dormir: quando procurar o médico?

Se o quadro for de uma dormência normal, não há necessidade de procurar um tratamento. No entanto, alguns sintomas podem soar o sinal de alerta. Se a dormência não passar ao longo do dia, se estender para outros locais do corpo, gerar dor ou fraqueza muscular ou se houver tontura e entorpecimento, consulte um especialista. Ortopedia, cirurgia vascular, angiologia assim como neurocirurgia são algumas das especialidades médicas que melhor podem te orientar para curar a dormência.

Como acordar mais disposto?

O modo como você acorda está diretamente ligado a qualidade do seu sono. Se você tem insônia ou sente que o sono não está te descansando, uma alternativa é investir na suplementação de melatonina. O hormônio natural do sono auxilia na regulação do ciclo circadiano. Bem como melhora a qualidade do seu descanso. Mas, a quantidade desse hormônio no nosso corpo diminui com a idade e suplementá-lo é muito interessante. Para você ter uma experiência deliciosa enquanto adiciona a melatonina na sua rotina, nós da The Men’s lançamos a Sleep Gummy, uma goma gelatinosa com 2mg de concentração do hormônio do sono a 99,3% de pureza!

Banner para consulta médica gratuita

Logo

The Men’s é a primeira marca masculina de saúde personalizada do Brasil. Nascemos para que todas as pessoas do sexo biológico masculino encontrem soluções para suas questões e inseguranças.

www.themens.com.br

Veja também