/ Cabelo / O que causa e como tratar a queda de cabelo?

O que causa e como tratar a queda de cabelo?


queda de cabelo

Compartilhe:


Escrito por:
The Men's

Tempo de leitura:
4 minutos

Criado em:
03/12/2021

Última atualização:
05/11/2024

Passar as mãos pelo cabelo e ver uma grande quantidade de fios caírem pode ser angustiante e desesperador. Afinal, a queda de cabelo pode afetar e muito a autoestima. Sem contar que, quando há queda em grande quantidade, surge uma outra preocupação: a calvície, que é um problema comum entre os homens.

A queda dos fios pode ocorrer por muitos motivos. Desde fatores externos até razões genéticas. Mas, a boa notícia é que hoje em dia existem inúmeros tratamentos que podem ajudar a driblar esse problema de uma forma bem simples.

 

Afinal, o que faz o cabelo cair?

O nosso cabelo já cai normalmente. Mas, sempre fica um certo incômodo quando percebemos que há um aumento dos fios espalhados pelo chão ou até no ralo do box. Vários fatores podem ter influência no aumento dessa queda. Inclusive, pode ser um sinal do nosso corpo avisando que há algo de errado, como estar sobrecarregado.

O excesso de estresse, por exemplo, é um dos principais motivos de queda de cabelo. Isso ocorre porque fortes emoções podem alterar o ciclo dos fios do cabelo. Fazendo-os cair antes da hora e de forma coletiva.

Assim como alterações hormonais também podem influenciar na queda. A propósito, algumas pessoas que tiveram COVID-19 relataram ter perdido uma grande quantidade de cabelo devido à infecção. Que acaba afetando diretamente o organismo de diversas formas.

 

Sempre preciso me preocupar com a queda de cabelo?

A resposta curta e objetiva é: não. Nem sempre você precisa se preocupar com a queda capilar. A verdade é que é completamente normal os nossos fios caírem. Aliás, perdemos, em média,  de 50 a 100 fios de cabelo por dia. Cada fio que cai renova-se diariamente. Como um ciclo de substituição. Há cabelos em diferentes fases em nosso couro cabeludo. Alguns ainda estão crescendo, outros mais estáveis e os que realmente devem cair.

Mas, caso essa queda seja um incômodo para você, é viável conversar com um dermatologista. Além disso, investir em produtos focados em fortalecimento capilar, como shampoos que contenham ativos que ajudam a revitalizar os fios fracos e quebradiços.

 

Queda de cabelo ou calvície: entenda cada caso

Nem sempre os casos de queda capilar são diretamente avisos de calvície ou de alguma outra doença. No entanto, é importante ficar atento caso a queda dos fios seja realmente intensa. Pois, pode ser um sinal de faltas de nutrientes. Nesse caso, talvez seja necessário repor as vitaminas necessárias no organismo através de Gummies polivitamínicas, que ajudam a fortalecer seu cabelo, pele e unhas.

Em outros casos, a queda capilar pode ser estimulada por estresse, por exemplo. Uma dica popularmente conhecida, é o uso de Minoxidil. Medicamento é de uso tópico e tem a eficácia cientificamente comprovada para combater a queda capilar pela ANVISA.

Apesar de muitos confundirem, a queda de cabelo em si não necessariamente é um sinal de calvície. O verdadeiro sinal de alerta para a calvície é, na verdade, a densidade de cabelo no couro cabeludo, bem na raiz. E não a quantidade de cabelos que caem. Por isso, é importante verificar esporadicamente se há áreas mais vazias pelo cabelo. Como buracos, principalmente na parte frontoparietal (as entradas). Assim como na região superior da cabeça (a coroa).

 

Há diferença entre o tratamento da queda de cabelo e da calvície?

O ideal para evitar a queda dos fios é adotar uma rotina de cuidados com produtos específicos para o seu cabelo. Já que eles possuem uma composição química específica e focada nesse tipo de tratamento. Ou seja, nada de utilizar qualquer shampoo em seu cabelo! Opte sempre pelo shampoo masculino.

Já no caso da calvície, precisamos enfatizar que existem dois tipos de calvície. A alopecia androgenética, que é geneticamente determinada. E ocorre de forma gradual através do afinamento dos fios. Nesse caso, o ideal é começar o tratamento entre 15 e 18 anos. Caso não seja hereditário, é possível cuidar do padrão de queda e do aumento de afinamento do cabelo.

E a alopecia areata, que é causada por fatores externos que impulsionam crises de quedas intensas. Ao ponto de gerar a calvície e é possível reverter o caso. Uma vez que não há a destruição dos folículos pilosos, apenas a inatividade pela inflamação.

 

Confira alguns tratamentos que vão ajudar a fortalecer os seus fios

Uso de luzes: o uso de laser e/ou led estimulam os folículos capilares para que os fios possam voltar a crescer de forma saudável.

 

Microagulhamento: microagulhas causam mini-perfurações superficiais na pele. A fim de estimular a produção de colágeno e demais hormônios.

 

Intradermoterapia: o procedimento é baseado em aplicar medicamentos na derme ou no tecido subcutâneo, camada profunda da pele. Através de uma agulha muito fina. Há uma alta concentração de ativos na derme do couro cabeludo, diretamente nas zonas em que se deseja tratar.

 

Microinfusão de medicamentos no couro cabeludo: parecido com a Intradermoterapia, essa técnica também aplica medicamentos diretamente no local onde ocorre a queda capilar. Através da microinfusão de medicamentos. Mas utilizando um dispositivo eletrônico vibratório, aumentando a circulação sanguínea no local.

 

E aí, curtiu saber mais sobre os possíveis tratamentos? Caso queira fazer uma avaliação médica gratuita e online, para saber qual é o tratamento mais adequado para o seu caso, é só clicar aqui  e conferir!

Presente para você que chegou até aqui: Use o cupom BLOG10 e ainda ganhe 10% de desconto na sua compra.

 

Logo

The Men’s é a primeira marca masculina de saúde personalizada do Brasil. Nascemos para que todas as pessoas do sexo biológico masculino encontrem soluções para suas questões e inseguranças.

www.themens.com.br

Veja também