Média de tempo para sono profundo
Compartilhe:
Escrito por:
The Men's
Tempo de leitura:
4 minutos
Criado em:
16/12/2021
Última atualização:
17/01/2023
Você já percebeu que o sono de um cochilo rápido de 20 minutos é muito diferente do sono que você dorme no meio da noite? O sono profundo. Chamado pelas nossas avós de “sétimo sono”. É um dos estágios que compõem o ciclo do sono. Ele é imprescindível para que tenhamos uma noite reparadora. E acordemos bem dispostos para enfrentar o dia seguinte. Por causa de sua importância, é necessário saber quanto de sono profundo devemos ter. Entretanto, isso depende diretamente da quantidade de horas que você costuma dormir por noite. Segundo alguns estudos do Comitê de Pesquisa e Medicina do Sono do Instituto de de Medicina (EUA), em uma noite de sono de qualidade que dura de sete a nove horas. O ideal é que passemos de 13% a 23% desse tempo em sono profundo. O que em média gira em torno de 55 a 98 minutos.
O que é sono profundo?
Para responder essa pergunta, é preciso entender que o sono humano não é único: porque ele funciona em estágios que, juntos, formam o ciclo do sono. Esse ciclo é composto por, basicamente, quatro etapas, também chamadas de fases do sono. Entenda cada uma delas:
Fase 1 NREM: É a etapa em que você deita a cabeça no travesseiro e fecha os olhos, preparando o corpo para o descanso. É o famoso “pegar no sono”, onde diminuem os batimentos cardíacos bem como o ritmo de respiração.
Fase 2 NREM: Nessa fase, o corpo já está ainda mais relaxado, diminuindo ainda mais a atividade cardiorrespiratória. Fazendo com que você não acorde com estímulos externos, por exemplo um barulho de carro na rua ou uma voz em outro cômodo da casa; esse é o estágio mais longo do nosso sono. É a preparação para o sono profundo.
Fase 3 NREM: Essa é a fase de sono profundo do ciclo. Os batimentos cardíacos e movimento respiratório estão bem baixos e as ondas cerebrais estão circulando de maneira bem lenta, promovendo o descanso total do corpo e da mente.
Fase REM: Essa é a fase dos sonhos, em que a atividade cerebral e cardiorrespiratória acelera, como se você estivesse acordado, porém com os músculos paralisados. É a fase do sono responsável pela criatividade e fixação de memórias.
Qual é a importância de atingir esse sono?
Mais importante do que saber quanto de sono profundo é necessário é entender a sua relevância, vital para a nossa saúde. É na fase 3 do sono que o corpo libera hormônios essenciais para o funcionamento do organismo, como o hormônio do crescimento. A pele, os músculos assim como os ossos são renovados, e as células do sistema de defesa são recicladas, fortalecendo a nossa imunidade.
Além disso, o sono profundo é quem garante o descanso e a disposição que você precisa para o dia seguinte: o metabolismo da glicose acontece, fazendo o estoque de energia que o corpo humano necessita para sobreviver. Atingir a fase mais profunda da noite também atua diretamente na nossa aprendizagem, fixando o conhecimento e a cognição e preservando as memórias mais importantes, para que você não esqueça nada do que irá precisar no futuro. O sono profundo também garante a produtividade, a concentração e o foco, além de preparar o cérebro para receber novas informações.
Como aumentar o sono profundo?
Apesar de muito importante, muita gente não consegue atingir a quantidade de sono profundo ideal por noite. Graças à distúrbios do sono diversos, como a insônia, apneia do sono e outras doenças, por exemplo a depressão, ansiedade, estresse crônico e Alzheimer. Mas, é possível criar uma rotina de hábitos cotidianos que facilitem o sono profundo e até mesmo consiga aumentá-lo de forma significativa. Conheça alguns fatores para potencializar essa fase do sono:
- pratique exercícios físicos regularmente: o desgaste de energia equilibra o metabolismo e favorece o sono;
- alimente-se de forma saudável e faça refeições leves durante à noite, reduzindo o consumo de cafeína, doces, estimulantes e industrializados;
- mantenha o ambiente onde dorme escuro, com temperatura agradável (nem muito quente, nem muito frio) e roupas de cama confortáveis;
- crie uma rotina noturna relaxante: tome um banho quente, faça um chá, use aromaterapia com essências calmantes.
- reduza a ingestão de líquidos próximo à hora de dormir: isso reduzirá a quantidade de vezes que você acorda durante a noite, interrompendo os ciclos do sono.
Como regular o ciclo do sono?
A suplementação com melatonina é uma ótima opção para auxiliar na regulação do seu relógio biológico. A Sleep Gummy da The Men’s além de ajudar a regular o ciclo circadiano e a induzir o sono, também é um jeito delicioso de consumir o hormônio do sono, aproveite os benefícios dessa goma gelatinosa!
Presente para você que chegou até aqui: Use o cupom BLOG10 e ainda ganhe 10% de desconto na sua compra.
The Men’s é a primeira marca masculina de saúde personalizada do Brasil. Nascemos para que todas as pessoas do sexo biológico masculino encontrem soluções para suas questões e inseguranças.
Veja também
Pesquisa:
Redes sociais: