/ Cabelo / Cabelo oleoso masculino entenda as causas e como cuidar

Cabelo oleoso masculino entenda as causas e como cuidar


Cabelo oleoso masculino

Compartilhe:


Escrito por:
The Men's

Tempo de leitura:
4 minutos

Criado em:
16/11/2021

Última atualização:
17/01/2023

Sabe quando você acabou de sair do banho e já sente seu cabelo oleoso? Ou quando você passa em frente ao espelho e vê aqueles pontinhos brancos saindo do couro cabeludo? São situações chatas mas que acontecem com muitas pessoas por aí. Tanto mulheres quanto homens podem sofrer com o cabelo oleoso. Se isso está te incomodando e você busca por soluções para seu, você acaba de encontrar.

 

O que deixa o cabelo oleoso?

O primeiro passo para tratar o problema, é entender as possíveis causas do problema, certo? Então aqui vão alguns dos principais fatores que podem estar interferindo na oleosidade do seu couro cabeludo:

  • Genética: há pessoas naturalmente mais propensas a produzir oleosidade no couro cabeludo.

 

  • Lavagem incorreta: usar a temperatura da água incorreta, não passar o produto de maneira adequada ou um intervalo entre lavagens não apropriado para seu tipo de cabelo pode interferir na oleosidade.

 

  • Usar produtos que não são adequados para lavar o cabelo: se você usa um shampoo que não é para o seu tipo de cabelo, ou pior: sabonete, pode jogar esses produtos fora porque com certeza estão piorando sua oleosidade.

 

  • Estilo de vida: comendo fritura todos os dias? lembre-se que a gente é aquilo que a gente come. E nosso couro cabeludo também. 


  • Lavar o cabelo demais: sabe aquele ditado que diz “tudo que é demais faz mal”? Então, é isso.


  • Doenças: há alguns tipos de doença, por exemplo, a seborreia, que podem acabar piorando sua oleosidade.


  • Uso excessivo de produtos modeladores: tá usando muito gel, pomada ou spray? Se não retirados da maneira correta, esses produtos podem se acumular e piorar a oleosidade.


  • Tipo de cabelo: cabelos lisos e finos ficam oleosos com mais facilidade e rapidez, isso porque a oleosidade encontra menos resistência para chegar na ponta nesse tipo de cabelo do que em cabelos cacheados ou crespos, por exemplo.

 

Cabelo oleoso: como cuidar do seu

Na hora do banho, o primeiro passo é deixar o seu cabelo bem molhado, assim o shampoo irá conseguir se espalhar melhor.

Logo após, aplique um pouco do shampoo na mão e espalhe pelo couro cabeludo (isso é importante, tem que aplicar no couro cabeludo mesmo, não apenas nos fios).

Agora massageie bem, por pelo menos um minuto. Massageie em todas as regiões: o topo da cabeça, lateral e perto da nuca também.

Enxágue e repita o processo, isso mesmo, aplique o shampoo e massageie novamente. Você irá observar que nessa segunda vez aplicação a espuma formada virá em maior quantidade.

Isso porque as impurezas e oleosidade já foram retiradas e agora seu shampoo está agindo no seu couro cabeludo. Enxágue novamente e aplique seu condicionador, mas lembre-se de aplicar apenas no comprimento e não na raiz

 

Hábitos a adotar se você quer evitar a oleosidade

Conforme falamos em alguns parágrafos acima, a oleosidade pode ser causada por vários fatores diferentes. A seguir, vamos te dar 6 dicas que irão te ajudar a controlar essa oleosidade:

 

  • Não lave o cabelo todo dia

É importante entender que a oleosidade não é algo ruim, ela é uma forma de proteção da nossa pele.

Por isso, ao retirarmos essa oleosidade além do necessário, nosso corpo entende que precisa produzir mais e assim, nós acabamos com um cabelo oleoso.

Tente lavar o cabelo dia sim dia não. Dessa forma, você irá manter seu cabelo limpo mas sem ressecá-lo desnecessariamente.

 

  • Coordene o dia de lavar com o dia da academia

Quando nos exercitamos, nossa pele produz um pouco mais de oleosidade e suor e o ideal é retirá-los o quanto antes. O ideal é que seu dia de lavagem sempre caia no dia da sua academia, assim você garante que seu folículo capilar não ficará entupido com oleosidade e suor. 

 

  • Fique longe de comidas gordurosas

É normal que uma semana ou outra a gente acabe comendo mais besteiras, mas tente evitar fazer disso uma rotina. Além de fazer mal para o seu corpo, também piora o cabelo oleoso e a pele também.

 

  • Não abuse dos produtos modeladores

A gente sabe que manter o penteado no lugar é sempre importante, mas faça com cuidado para não acabar causando efeitos desagradáveis, como o cabelo oleoso. 

Aplique apenas no comprimento e jamais no couro cabeludo. É legal também evitar usar esses produtos muitos dias seguidos sem lavar o cabelo, pois quanto mais acumulados estiverem, mais irão obstruir os folículos capilares e mais difícil será de retirá-los também!

 

  • Procure um médico

Se você já tentou de tudo mas ainda está com o cabelo muito oleoso, procure ajuda médica. Ele irá conseguir descobrir as causas da sua oleosidade excessiva e o melhor tratamento para você!

 

  • Escolhendo o produto certo

Sem um produto adequado para a lavagem dos fios e couro cabeludo, não há muito milagre a ser feito.

Por isso, escolher o melhor produto para você é sempre o mais indicado. Dê preferência por shampoos (nada de sabonete, viu?) que limpem bem o couro cabeludo, retire as impurezas e oleosidade, mas sem ressecar seu comprimento.

Produtos com ingredientes tonificantes, estimulantes e antissépticos podem ajudar e muito seu cabelo oleoso a se manter limpo e solto por mais tempo.

A nossa dica é investir no Shampoo Energizante da The Men’s que possui todas essas propriedades e ainda ajuda no crescimento, além de prevenir a queda capilar. Um combo desse é perfeito para quem quer manter o cabelo bonito e saudável.

Presente para você que chegou até aqui: Use o cupom BLOG10 e ainda ganhe 10% de desconto na sua compra.

 

shampoo - banner blog - claro

Logo

The Men’s é a primeira marca masculina de saúde personalizada do Brasil. Nascemos para que todas as pessoas do sexo biológico masculino encontrem soluções para suas questões e inseguranças.

www.themens.com.br

Veja também