/ Cabelo / Dermatite Seborréica o que é e como tratar?

Dermatite Seborréica o que é e como tratar?


dermatite seborreica

Compartilhe:


Escrito por:
The Men's

Tempo de leitura:
4 minutos

Criado em:
03/12/2021

Última atualização:
17/01/2023

A dermatite seborreica é uma inflamação na pele. Causa descamação e vermelhidão em algumas áreas, principalmente o couro cabeludo. A inflamação pode ser desenvolvida por agentes externos. Por exemplo alergias, estresse emocional, ingestão de álcool, e até excesso de oleosidade. Assim como pela presença do fungo Pityrosporum ovale.

Ela é bem comum entre a maioria das pessoas. Além de não ser contagiosa, não está relacionada à má higiene. Sabe aquelas casquinhas brancas que descamam do couro cabeludo e causam bastante coceira? Elas podem ser um dos principais sinais da dermatite seborreica. Popularmente conhecida como caspa.

A caspa não só causa incômodo pela sensação coceira. Mas, também acaba afetando o bem-estar e a saúde. Bem como a autoestima de quem apresenta a patologia. Entretanto, hoje em dia existem diversos tratamentos disponíveis. Para, dessa forma, você entender como lidar com a descamação.

 

A inflamação só aparece nos cabelos?

Caspa, seborreia, assim como eczema são os outros nomes para dermatite seborreica. A condição se manifesta em partes do corpo onde existe maior produção de óleo pelas glândulas sebáceas:

  • couro cabeludo;
  • a barba;
  • lateral do nariz;
  • orelhas;
  • pálpebras;
  • peito.

 

Dermatite seborreica x  Dermatite atópica: entenda a diferença

A dermatite, no geral, é uma inflamação na pele que pode atingir diversos lugares do corpo. Antes de tudo, saiba que existem diversos tipos da doença. Dentre elas, há tanto a dermatite seborreica. Quanto a dermatite atópica. A principal diferença entre elas é que a dermatite seborreica possui cura. Enquanto a atópica possui apenas tratamentos para lidar com a doença bem como evitar crises.

A dermatite seborreica é um quadro inflamatório e crônico. E ainda pode ser dividida em dois tipos. Pediátrica  e adulta. A fase pediátrica tem um período determinado. Em contrapartida, a adulta pode durar anos.

A dermatite atópica não é um tipo de alergia rara na pele. Muito pelo contrário: é uma das mais populares. É decorrente de uma predisposição genética. Mas também também possui caráter crônico. Em momentos de crises da descamação, os cuidados médicos costumam envolver o uso de corticoides. Orais e tópicos. Sem esquecer de manter a pele sempre hidratada.

 

Dermatite seborreica é a mesma coisa que caspa?

Sim e não. Na verdade, a caspa é uma consequência da dermatite seborreica. A caspa é o nome da descamação que ocorre nos quadros de dermatite seborreica. Já que ela se manifesta através de lesões avermelhadas que descamam. E, por isso, coçam, trazendo as casquinhas esbranquiçadas que chamamos de caspa. Dessa forma, acaba afetando a qualidade de vida dos pacientes.

Descamação na pele, que é a caspa, vermelhidão e coceira na área. Assim como escamas amarelas, oleosas e que costumam arder são os principais sintomas da dermatite seborreica. E, em alguns casos, podem vir acompanhados de quadros de queda de cabelo. Os sintomas podem aparecer todos de uma vez ou separados. Podem ficar ativos por um tempo determinado. E depois amenizar pelo caráter crônico da doença.

 

Quais são os cuidados ideais para a dermatite seborreica?

O quadro pode ser tratado com sabonetes específicos e recomendados por um especialista, por exemplo, seu médico dermatologista. Existem vários produtos com tipos de ácidos específicos. Bem como shampoos para dermatite seborreica. Eventualmente, em casos mais graves, há o uso tópico de corticoides. Para que alivie os efeitos da fase inflamatória. Da mesma forma, antifúngicos orais também podem ser utilizados em casos de difícil controle.

Além do tratamento, há algumas dicas que ajudam a lidar com a doença. Confira 4 dicas de cuidados que te ajudarão:

  

1) Evite o estresse: ele pode ser um agravante da dermatite seborreica.

Além da influência genética. Fatores externos também podem intervir na situação da doença. Estresse, ansiedade e maus-hábitos alimentares podem interferir. E muito. Na forma em que a dermatite seborreica é desencadeada na sua pele.

 

2) Se possível, evite banhos muito quentes

A gente sabe que às vezes é impossível evitar um banho quente. Mas, a verdade é que a temperatura elevada acaba estimulando a oleosidade no couro cabeludo. O que acaba agravando o quadro. Além disso, pode ocasionar um processo inflamatório sério.

 

3)  Deixe o produto agir no couro cabeludo durante o tempo estimado

Pode até parecer que não faz diferença. Mas deixar o produto agir no couro cabelo pelo tempo estimado é essencial para o tratamento. O ideal é deixar agir por, pelo menos, cinco minutos. E, em seguida, enxaguar. Ah! E não se espante. Shampoos de tratamento fazem bem menos espuma em comparação aos produtos que não são medicinais.

 

4) Lave os cabelos no mínimo três vezes por semana

Por fim, por ser um quadro crônico, o indicado é lavar o cabelo por, pelo menos, três vezes na semana. Além disso, é interessante alternar o shampoo de tratamento recomendado pelo médico. Com um shampoo que possa ajudar a controlar a oleosidade do couro cabeludo. Ao passo que hidrata e fortalece os fios.

Presente para você que chegou até aqui: Use o cupom BLOG10 e ainda ganhe 10% de desconto na sua compra.

 

Link em imagem para comprar Shampoo anti queda The Men’s

Logo

The Men’s é a primeira marca masculina de saúde personalizada do Brasil. Nascemos para que todas as pessoas do sexo biológico masculino encontrem soluções para suas questões e inseguranças.

www.themens.com.br

Veja também