Como escolher os melhores produtos para quem tem cravos e espinhas?
Compartilhe:
Escrito por:
The Men's
Tempo de leitura:
4 minutos
Criado em:
30/12/2021
Última atualização:
17/01/2023
O primeiro passo para comprar qualquer tipo de produto para pele, seja produtos para espinha, para tratar manchas ou para prevenir o envelhecimento, é entender qual o seu tipo de pele. Em seguida, aí sim é preciso escolher produtos para as três etapas básicas de cuidado com a cútis: limpeza, hidratação e proteção do sol. Nesse artigo, vamos focar nas peles oleosa e mista, que costumam apresentar mais cravos e espinhas.
Como identificar o seu tipo de pele
Cada pessoa possui um tipo diferente de pele, há aqueles com peles mais oleosas, ou mais secas, e ainda aqueles com peles mais maduras que foram se transformando ao longo dos anos. Por isso, antes de comprar qualquer produto para pele é preciso entender qual o seu tipo. Nem sempre, um produto que funcionou com um amigo ou familiar vai funcionar para você, justamente por causa disso.
Existem quatro tipos de pele: normal, seca, oleosa e mista. A pele oleosa costuma ser a mais fácil de ser identificada, porque possui um aspecto bem brilhante, já que produz mais sebo do que o normal. É esse tipo de pele que também apresenta maior tendência à formação de cravos e espinhas e costuma ter os poros mais dilatados. A pele mista apresenta uma mistura de pele seca e oleosa. Algumas regiões do rosto, principalmente a “zona T” (testa, nariz e queixo) costumam apresentar características de pele oleosa, enquanto as demais regiões, como as bochechas, tem a pele normal ou seca.
Limpeza: como escolher os melhores produtos para peles oleosas?
Para a limpeza de peles mistas e oleosas é preciso produtos específicos que retirem a oleosidade e que deixem a pele seca e fresca por mais tempo. Hoje em dia já existem diferentes tipos de sabonetes que além de limparem a pele também tratam a acne, que é muito comum em peles oleosas. Por isso, é bom entender com um dermatologista, ou outro profissional da área, qual o tipo de sabonete mais indicado para o seu rosto.
Hidratação: produtos para cravos e espinhas que também hidratam a pele
Apesar de muitas pessoas acreditarem que a pele oleosa ou mista não precisa de hidratação, não é bem assim que funciona. Todos os tipos de pele precisam ser hidratados. A boa hidratação da pele previne o envelhecimento precoce e ainda fica com a barreira de proteção fortalecida contra agentes externos, como poluição e mudanças de temperatura.
A diferença entre os hidratantes é a composição do produto. Hidratantes em gel ou sérum costumam ser mais interessantes para peles mistas ou oleosas, já que não pesam tanto na pele e não estimulam a produção exacerbada de sebo. Vale ressaltar, que é possível encontrar hidratantes que funcionam como produtos para espinhas, atuando fortemente contra a acne, mas sem deixar a pele ressacada.
Proteção ao sol: como proteger a pele sem deixá-la com cravos e espinhas?
A utilização do protetor solar deve ser feita desde a infância, porque os danos causados pelo sol vão se acumulando ao longo dos anos. Dito isso, também é válido ressaltar que o filtro solar deve ser utilizado em qualquer época do ano. Ainda que a temperatura não esteja muito quente ou o dia não esteja ensolarado. Mesmo com o tempo nublado, os raios ultravioletas ainda estarão afetando a sua pele.
É muito comum que pessoas com peles mistas ou oleosas reclamem que depois de pegar sol sentem o aparecimento de cravos e espinhas. Isso acontece porque o sol por si só estimula a produção de sebo e porque o aumento do suor contribui para que a pele fique mais oleosa. Então, é ainda mais importante usar um filtro solar específico para o seu tipo de pele.
Cuidados de quem usa ácidos para espinhas
Quem usa produtos para espinhas, como ácidos, tem uma responsabilidade ainda maior em relação ao uso do filtro solar. Expor a pele que está super sensível ao sol é estar suscetível a queimaduras gravíssimas. Mas quem está fazendo o uso desse tipo de produtos para espinhas, não quer colocar o tratamento a perder. Por isso, é válido investir em protetores solares alternativos que são oil free, ou a base de água. Esses tipos são perfeitos para as peles oleosas, porque não deixam aquela sensação pegajosa. Há ainda os protetores solares com cor. Que podem disfarçar imperfeições de cravos e espinhas e que muitas vezes tem uma fórmula mais leve e seca.
Quando se fala sobre a necessidade de cuidado em relação aos efeitos do sol, existem outros produtos e substâncias que também podem auxiliar a reduzir esses prejuízos. Uma dessas substâncias é o ácido hialurônico. Não deixe de conferir o nosso artigo sobre isso e sobre a importância da rotina de skincare como um ritual diário.
Presente para você que chegou até aqui: Use o cupom BLOG10 e ainda ganhe 10% de desconto na sua compra.
The Men’s é a primeira marca masculina de saúde personalizada do Brasil. Nascemos para que todas as pessoas do sexo biológico masculino encontrem soluções para suas questões e inseguranças.
Veja também
Pesquisa:
Redes sociais: