Estou com bolinhas no pênis! O que pode ser?
Compartilhe:
Escrito por:
The Men's
Tempo de leitura:
4 minutos
Criado em:
05/11/2021
Última atualização:
17/01/2023
Estar com bolinhas no pênis pode não ser nada demais. Por outro lado, pode ser um sinal de algumas infecções e doenças. Todo cuidado com essa área do corpo é pouco. Afinal, é importante estar com a saúde e com a beleza em dia para impressionar a parceira ou o parceiro na hora H, não é?
Fatores que causam bolinhas no pênis
Confira, logo abaixo, alguns problemas de saúde que fazem esses sinais aparecerem:
- Glândulas de Tyson;
- Glândulas de Fordyce;
- Papilomavírus Humano – HPV;
- Líquen plano.
Bolinhas brancas no pênis: glândulas de Tyson
Na maior parte dos casos, especialmente se você se protege na hora de transar com o uso de preservativos, as bolinhas no pênis não são motivo para preocupação e não são provocadas por nenhuma doença ou infecção sexualmente transmissível. Na verdade, elas são chamadas pelos médicos de glândulas de Tyson e todo homem na face da Terra tem, já que elas fazem parte da estrutura do pênis, mais precisamente da glande, bem ali no limite entre a cabeça e o corpo do pênis.
Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), as glândulas de Tyson são responsáveis pela proteção e lubrificação do pênis. O objetivo é facilitar a sua penetração durante a transa. Por isso, acabam se destacando mais quando o homem está excitado. O que acontece é que, em alguns casos, essas bolinhas brancas e que se parecem com pequenas espinhas, crescem demais, se tornam visíveis e acabam causando um certo desconforto estético.
Se você está realmente incomodado com essas bolinhas no pênis, existem algumas opções para amenizá-las. Como, por exemplo, a cauterização, crioterapia e cirurgia a laser. São procedimentos rápidos que visam remover as glândulas de Tyson, mas que precisam de cuidados. E, às vezes, de anestesia local.
Glândulas de Fordyce
As bolinhas no pênis também podem ser as glândulas ou grânulos de Fordyce. Mais frequentes entre os homens, são pequenas bolinhas brancas ou amarelas que podem aparecer nos lábios, nas gengivas e na área genital, mais precisamente na cabeça do pênis, no prepúcio e nos testículos. Assim como as glândulas de Tyson, não são provocadas por nenhum tipo de doença, não são contagiosas e não precisam de qualquer tipo de tratamento.
Essas bolinhas nada mais são que glândulas sebáceas de tamanho aumentado. Elas podem aparecer separadas ou agrupadas e resultam a partir de alterações hormonais. Por isso, são frequentemente vistas em adolescentes. Se for algo que te incomode, é possível procurar um médico para amenizá-las, o que pode ser feito com uso de pomadas e cremes ou com microcirurgia.
Papilomavírus Humano – HPV
O HPV é uma infecção sexualmente transmissível causada pelo papilomavírus humano e que afeta homens e mulheres, embora seja mais comum no sexo feminino. Entre os homens, os tipos mais leves do problema podem causar verrugas no pênis, no ânus e no saco que podem se parecer com bolinhas ou com uma couve-flor. Sim, o vegetal que a gente come. Há quem também se queixe de caroços e de feridas na região genital. Inclusive, recomenda-se evitar o contato direto com esses sinais para prevenir o contágio do vírus.
No entanto, às vezes, a infecção se desenvolve sem que haja qualquer tipo de sintoma ou sinal. Por isso, é importante lembrar que a camisinha deve andar sempre junto, na bolsa ou na carteira, para evitar qualquer tipo de risco! Vale ressaltar que o vírus também transmite-se pelo sexo oral. Por isso, todo cuidado é pouco! Outra importante forma de se prevenir do HPV é a vacinação, recomendada para meninos entre 9 e 14 anos e feita gratuitamente pelo SUS. Vale lembrar que esse vírus é um fator de risco para o desenvolvimento de câncer no pênis, no ânus e na orofaringe.
Líquen plano
Outra doença que pode provocar o aparecimento de bolinhas no pênis é o líquen plano, doença inflamatória que também afeta as unhas, a pele, o couro cabeludo e a boca. Existem vários tipos de líquen plano e cada um provoca sintomas diferentes: desde as bolinhas a feridas vermelhas, passando por mudanças no tom da pele e lesões roxas, seguidas de coceira e inchaço. O problema não passa de uma pessoa para a outra. E, embora as causas ainda não estejam totalmente esclarecidas, sabe-se que tem a ver com reações provocadas pelo sistema imunológico.
Geralmente, as bolinhas e os outros sintomas somem sem qualquer tipo de tratamento, mas pode ser necessário usar medicamentos corticosteroides em alguns casos. É fundamental ressaltar que é importante procurar ajuda profissional, especialmente se essas bolinhas no pênis não estavam aí antes e se estiverem acompanhadas de outros sintomas. Você pode ir até um posto médico ou procurar diretamente um urologista online, que é o médico especializado nos problemas de saúde que afetam o sistema urinário e o pênis. Não deixe de se cuidar!
The Men’s é a primeira marca masculina de saúde personalizada do Brasil. Nascemos para que todas as pessoas do sexo biológico masculino encontrem soluções para suas questões e inseguranças.
Veja também
Pesquisa:
Redes sociais: