/ Sexo / Dor nos testículos: o que pode ser?

Dor nos testículos: o que pode ser?


dor nos testículos

Compartilhe:


Escrito por:
The Men's

Tempo de leitura:
4 minutos

Criado em:
03/11/2021

Última atualização:
17/01/2023

Todo homem que já tenha levado uma bolada assim como uma pancada no saco escrotal sabe o quanto a dor nos testículos pode incomodar. Este sintoma é bastante democrático, podendo surgir em qualquer idade e costuma durar de alguns minutos a alguns dias, dependendo da intensidade do trauma. Mas, alguns problemas de saúde mais sérios. Como, por exemplo a varicocele, podem afetar essa região e causar dores crônicas. Ou seja, que permanecem por semanas ou até meses.

A maior parte dos casos de dor nos testículos é resultado de problemas pontuais. Como o testículo é uma região muito sensível do corpo masculino, repleta de terminações nervosas, qualquer batida pode causar dor. O sintoma pode ser, por exemplo, provocado por uma pancada durante um jogo de futebol ou após uma relação sexual. Este tipo de incômodo agudo surge de repente e costuma desaparecer sem muita demora. Se o problema persistir ou surgirem manchas arroxeadas, é fundamental procurar atendimento médico porque algo mais grave pode ter acontecido.

A dor nos testículos pode ser também provocada por alguma doença ou condição. Nestes casos, ela costuma ser mais duradoura e precisa de uma atenção especial. Há uma extensa lista de problemas capazes de gerar esse incômodo, desde as blue balls até o câncer de testículo. Confira logo abaixo!

 

Excitação prolongada pode ser motivo?

Você sabia que blue balls é o termo mais popular utilizado para falar da hipertensão do epidídimo? Trata-se de um problema que não é muito grave, mas capaz de gerar dor e sensação de peso na região. As blue balls aparecem quando o homem fica com tesão, tem uma ereção prolongada que leva a um acúmulo de fluidos na área, mas o orgasmo não ocorre. E por falar em dor relacionada a relações sexuais, é importante esclarecer um grande mito: não existe qualquer tipo de comprovação de dor nos testículos por abstinência. Se a ejaculação não acontece, o próprio corpo absorve os espermatozoides.

Apesar do nome, as blue balls não deixam os testículos azuis. Se isso acontecer, pode ser por causa de outro problema que também provoca dor: uma torção do testículo. Esta sim é bem grave e precisa ser resolvida rapidamente por um médico, já que pode levar à necrose do testículo. Surge durante a prática de um exercício físico, após um trauma bem como durante o sono. A torção deve ser tratada com cirurgia, é mais comum em homens com menos de 25 anos e causa uma dor bastante intensa.

 

Hérnia inguinal

A hérnia inguinal é um tipo de hérnia que afeta a região da virilha. Acontece por causa de uma fragilidade da parede do intestino, fazendo com que parte deste órgão consiga se deslocar e entrar dentro do escroto, onde estão localizados os testículos. Embora possa ser assintomática, pode provocar dor e inchaço. O tratamento é feito com cirurgia, cujo objetivo é reforçar as paredes intestinais e reposicionar essa parte do intestino.

 

Epididimite causa dor nos testículos?

Outra condição capaz de provocar dor nos testículos é a epididimite, inflamação do epidídimo, duto localizado logo atrás dos testículos. Ela é resultado de uma infecção viral ou bacteriana e está frequentemente relacionada a infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Pode gerar inchaço e vermelhidão na área, além de febre e calafrios, e pode ser tratada com uso de antibióticos e compressas de gelo. Vale lembrar que as ISTs podem ser evitadas com o uso de preservativos.

 

O que é varicocele?

A varicocele é a dilatação das veias dos testículos. Geralmente, afeta apenas o testículo esquerdo, mas também pode atingir o direito ou ambos. Seus sintomas mais comuns são:

  • dor nos testículos (não muito intensa);
  • inchaço;
  • sensação de peso e de calor, principalmente após uma atividade física.

 

Trata-se com o uso de analgésicos, mas casos graves podem precisar de uma pequena cirurgia.

 

Caxumba pode chegar nos testículos e causar dor?

A caxumba, segundo o Ministério da Saúde, é uma infecção viral e contagiosa que afeta, na maior parte dos casos, as glândulas parótidas, localizadas na boca e responsáveis pela produção de saliva. Em alguns homens, o vírus pode se locomover até os testículos, causando dor, inflamação, vermelhidão e até sangue na urina. O tratamento é feito com:

  • repouso;
  • ingestão de líquidos;
  • uso de analgésicos e anti-inflamatórios.

 

Dor nos testículos: Pode ser pedra nos rins

O cálculo renal, popularmente conhecido como pedra nos rins, diz respeito à formação de um minúsculo corpo endurecido em qualquer parte do sistema urinário. A dor nos testículos acontece quando a pedra se desloca para a região da bexiga. O tratamento é bem variado e pode envolver medicações, ingestão de água, repouso e, em alguns casos, cirurgia para remoção do cálculo.

 

Câncer de testículo

O câncer de testículo é responsável por 5% dos casos de câncer entre os homens. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), é um tipo raro, mas é mais comum naqueles em idade reprodutiva. Ou seja, entre 15 e 50 anos. O tumor, geralmente, tem tamanho semelhante ao de uma ervilha e não costuma causar dor nos testículos. Mas, se crescer, pode gerar incômodo. Se detectado precocemente, é de fácil tratamento.

 

Aqui na The Men’s, disponibilizamos uma avaliação médica sobre a sua saúde sexual. Ela é gratuita, online e não precisa de agendamentos!

 

 

Logo

The Men’s é a primeira marca masculina de saúde personalizada do Brasil. Nascemos para que todas as pessoas do sexo biológico masculino encontrem soluções para suas questões e inseguranças.

www.themens.com.br

Veja também