/ Sexo / Como colocar a camisinha?

Como colocar a camisinha?


O guia completo da camisinha

Compartilhe:


Escrito por:
The Men's

Tempo de leitura:
4 minutos

Criado em:
25/10/2021

Última atualização:
17/01/2023

Por mais que usar camisinha seja coisa rotineira na vida de quem é sexualmente ativo, ainda é alvo de muitas dúvidas, e com razão. Para colocar o preservativo corretamente siga os 3 passos abaixo:

  1. Abra o pacote com as mãos, nunca com os dentes (pois corre o risco de rasgar ou furar);
  2. Posicione a camisinha no topo da glande, lembrando que a ponta do preservativo precisa ficar para fora;
  3. Aperte a ponta da camisinha para retirar o ar e comece a desenrolar até chegar no início do pênis e pronto!

 

Por que preciso usar camisinha?

A camisinha, também conhecida como preservativo, tem duas funções principais: ela é um contraceptivo de barreira, evitando que o esperma seja liberado dentro do corpo da mulher e, consequentemente, acabe gerando uma gravidez e também funciona como um método de proteção contra DSTs (doenças sexualmente transmissíveis) e ISTs (infecções sexualmente transmissíveis)

Essa segunda função na verdade é a mais importante do preservativo, pois enquanto existem outros métodos contraceptivos (e até mais eficazes) do que ele, a camisinha é a única forma de se proteger contra as DSTs e ISTs. Se você está iniciando um relacionamento com uma pessoa nova ou vai aproveitar uma noite de sexo casual, não deixe de encapar seu amigo. Você pode estar se poupando de uma baita dor de cabeça mais para frente.

 

Qual é a melhor camisinha?

Sentimos muito em te informar que não há resposta certa para isso: cada pessoa é diferente e possui necessidades diferentes. Para escolher a melhor para você, basta observar as necessidades dos dois envolvidos na relação e o que você busca com o preservativo. A seguir vamos te apresentar as opções mais populares, para que você possa decidir qual é a ideal para você:

1 – Camisinha tradicional

O preservativo mais fácil de encontrar pelas farmácias são os feitos de látex e eles normalmente já possuem lubrificante. Não tem muito segredo na hora de escolher essa camisinha, basta ver se é adequada para seu tamanho e seguir em frente.

 

2 – Camisinha sem látex

Essa opção é perfeita se você ou sua(seu) parceira(o) possuem alergia à camisinha com látex. Esse tipo de preservativo é feito de materiais alternativos, como por exemplo o poliuretano ou poli-isopreno. Ah, e se você está na dúvida se tem alergia ao látex, fique ligado nos seguintes sintomas:

  • Vermelhidão
  • Descamação
  • Coceira
  • Inchaço
  • Sensação de arranhado na garganta (caso tenha feito sexo oral)

 

Se você apresenta um ou mais desses sintomas logo após utilizar um preservativo com látex. É provável que você tenha alergia à ele com látex.

 

3 – Camisinha extra fina

Sente que o preservativo acaba tirando um pouco do prazer na hora do sexo? As extra finas foram feitas para você. Pela sua espessura menor, esse tipo de preservativo devolve um pouco a sensibilidade do pênis na hora da penetração, tornando tudo mais prazeroso. E o melhor: é tão eficaz quanto uma camisinha tradicional, então pode ficar despreocupado.

 

4 – Camisinha com sabor

As camisinhas com sabor são a solução perfeita para quem quer deixar o sexo oral ainda mais gostoso. Uva, morango, abacaxi assim como chocolate são algumas das opções disponíveis desse tipo de preservativo. E o legal desse preservativo é que você não precisa trocar quando chegar no momento da penetração, ela pode continuar sendo utilizada. 

 

5 – Camisinha retardante 

Tem dificuldades em durar mais durante o sexo? O preservativo retardante possui um gel no seu interior que dessensibiliza o pênis, fazendo com que o homem demore mais para atingir o orgasmo. 

 

6 – Camisinha extra grande

O preservativo é um produto que se adapta a tamanhos diferentes de pênis, por conta da sua capacidade de esticar bastante sem correr risco de arrebentar. Mas, se você sente que a camisinha está te apertando e incomodando um pouco, há opções com tamanhos maiores disponíveis no mercado.

 

7 – Preservativo com espermicida

Essa é uma opção para quem quer ter uma camada a mais de proteção contra uma possível gravidez. Os preservativos desse tipo possuem espermicida em sua superfície, garantindo mais um obstáculo para os espermatozoides caso a camisinha estoure, por exemplo.

 

Como jogar fora o preservativo?

Tão importante quanto colocar a camisinha de maneira correta, é saber retirá-la de maneira correta para que evite transtornos. Para fazer isso é bem simples: logo após o orgasmo, segure seu pênis e a camisinha juntos. Enquanto você os retira. Dê um nó e descarte no lixo.

 

Camisinha pode causar disfunção erétil?

Não. A disfunção erétil é uma condição que pode ser causada por vários motivos, mas não pelo preservativo. Se você está sofrendo com isso, procure um médico para descobrir as causas bem como o melhor tratamento para o seu caso.

 

Qual o melhor lubrificante para usar com o preservativo?

Use sempre lubrificantes à base d’água, ao invés de óleos minerais ou vegetais, pois eles são incompatíveis com os materiais utilizados na camisinha e a combinação dos dois irá resultar em um preservativo rasgado com toda certeza.

 

Está com problemas na sua saúde sexual? Aqui na The Men’s você tem médicos especializados para analisar o seu caso, tudo gratuito, online e sem a necessidade de fazer agendamento!

 

 

Logo

The Men’s é a primeira marca masculina de saúde personalizada do Brasil. Nascemos para que todas as pessoas do sexo biológico masculino encontrem soluções para suas questões e inseguranças.

www.themens.com.br

Veja também