Covid-19 e saúde sexual masculina: o que se sabe até agora?
Compartilhe:
Escrito por:
The Men's
Tempo de leitura:
4 minutos
Criado em:
09/11/2021
Última atualização:
17/01/2023
A disfunção erétil é uma das doenças mais comuns que afetam a saúde sexual masculina. Trata-se da dificuldade bem como da incapacidade do homem de obter uma ereção durante a relação sexual. Com as discussões a respeito dos efeitos da Covid-19. Um dos pontos levantados é a relação entre Covid-19 e saúde sexual masculina. Poderia ser uma sequela deixada pelo vírus?
Um artigo investigou sobre o assunto. E chegou à conclusão de que o homem pode sofrer efeitos na função erétil logo após ser infectado pelo Covid-19. Principalmente nos quadros que chegaram a ser mais graves. Por fim, os resultados apontaram alguns fatores como possíveis contribuições para a situação.
Como o coronavírus pode contribuir para o desenvolvimento da disfunção? A Covid-19 afeta a saúde sexual masculina?
Baixa testosterona: o estudo sugere que a infecção pelo vírus pode causar efeitos negativos no funcionamento do testículo. Por exemplo, o hipogonadismo. Quadro caracterizado pela disfunção em glândulas produtoras de hormônios. Isso quer dizer que a produção de testosterona pode ser afetada. Obtendo, assim, níveis irregulares.
Disfunção endotelial: o endotélio comanda os movimentos de contração. Assim como de relaxamento dos vasos sanguíneos. Com o coronavírus, seu funcionamento fica comprometido. E todo o fluxo sanguíneo do corpo pode ser afetado. Ou seja, as chances de que haja efeitos na função erétil são grandes. Uma vez que isso acontece.
Comprometimento da oxigenação nos tecidos pulmonares e cardíacos: um dos efeitos da Covid-19 é a inflamação pulmonar. Quando isso acontece é possível que os vasos sanguíneos sejam afetados. Havendo, inclusive, a formação de coágulos.
Estresse: o emocional é um grande fator quando se fala de disfunção erétil. Toda a preocupação relacionada aos efeitos do vírus repercute no corpo. Tanto no que diz respeito a doença em si. Como também todas as mudanças geradas na rotina.
Covid-19 e saúde sexual masculina
Apesar de que a temática de estudo é bem recente. As conclusões do tópico anterior já nos mostram que a Covid-19 deve ser um sinal de alerta para a saúde sexual masculina. E é aí que a figura do médico urologista se torna ainda mais importante. Para auxiliar no tratamento de qualquer possível sequela do vírus.
Acontece que, se antes muitos homens já deixavam de se consultar por vergonha e preconceito. Com o medo de infecção, os números ficaram ainda mais alarmantes. A Sociedade Brasileira de Urologia divulgou um levantamento no início do ano. Revelando que 90% dos médicos associados notaram quedas bruscas na quantidade de procedimentos cirúrgicos realizados. Cerca de 54% nas cirurgias eletivas e pelo menos 50% nas cirurgias de emergência.
Vale lembrar que a rapidez com que esses procedimentos são feitos. Pode ser muito importante para o sucesso do tratamento. Isso não se resume somente às doenças relacionadas a saúde sexual masculina. Mas também a patologias. Como, por exemplo:
- câncer de próstata;
- câncer de pênis;
- câncer de testículo;
- incontinência urinária.
Impactos emocionais também devem ser levados em consideração!
Lidar com tantas mudanças e incertezas trazidas pela pandemia da Covid-19 não é nada fácil, não é? Mas você não está sozinho! Os impactos emocionais são tantos, que cientistas já falam do Corona Blues. Ou seja, a tristeza causada pelo vírus. Um estudo publicado na Jama Network Open, por exemplo, apontou que a sociedade americana apresentou três vezes mais sintomas depressivos na pandemia.
Aqui no Brasil, alguns veículos de comunicação entrevistaram os leitores. Para entender de que forma a Covid-19 os afetou. Foi o caso da Uol Lab que, em parceria com a Viva Bem. Detectou que sintomas como a ansiedade aumentaram em praticamente 40% dos entrevistados. Como resultado, 28% disseram que esses sentimentos diminuíram o desejo sexual.
Covid- 19: cuide-se e proteja os outros!
Como você viu acima, os efeitos da Covid-19 ainda estão sendo mensurados. Mas fato é que devemos nos cuidar. Com a ascensão dos modelos digitais, novas soluções estão aparecendo para tornar nossas vidas mais seguras. Bem como manter nossa saúde em dia. Se você notou sintomas diferentes em sua saúde. Saiba que existem alternativas para manter saudável! A telemedicina, por exemplo, foi um dos grandes avanços desenvolvidos durante a pandemia. Mas se, apesar disso, você precisar sair de casa lembre-se. Use máscara e faça isolamento social (se puder). Além disso, lave sempre as mãos!
Existe telemedicina para disfunção erétil?
Pensando em te ajudar e facilitar seu acesso a saúde sexual. Nós da The Men’s criamos uma plataforma de telemedicina gratuita. Nela você consegue realizar uma avaliação médica online. E sem pagar nada sobre a sua vida sexual, confira!
The Men’s é a primeira marca masculina de saúde personalizada do Brasil. Nascemos para que todas as pessoas do sexo biológico masculino encontrem soluções para suas questões e inseguranças.
Veja também
Pesquisa:
Redes sociais: