/ Sexo / Freio do pênis: O que é?

Freio do pênis: O que é?


freio do penis

Compartilhe:


Escrito por:
The Men's

Tempo de leitura:
3 minutos

Criado em:
16/12/2021

Última atualização:
19/01/2023

O freio do pênis é uma das partes que estrutura o órgão sexual masculino, mas que também gera inúmeras dúvidas nos homens. A maioria, por exemplo, não sabe para que o freio existe e nem que é possível removê-lo cirurgicamente. É importante conhecer essa parte do pênis, já que ela é bastante sensível e um deslize pode causar problemas.

O freio nada mais é que aquela pele que fica atrás da glande, na vertical, fazendo sua ligação com o prepúcio. Entre os médicos e profissionais da saúde, essa parte do pênis é conhecida como frênulo bálano-prepucial e exerce uma função importante, ligada ao processo de ereção e de retorno ao estado flácido.

 

Como o freio do pênis funciona?

O freio funciona como uma prega. Quando o pênis fica ereto, o freio permite que o prepúcio deslize com mais facilidade, deixando a glande exposta para a relação sexual. Já quando o pênis sai da ereção e volta ao estado de repouso, o freio permite que o prepúcio retorne à sua posição original, cobrindo a glande e protegendo-a de qualquer efeito causado por uma possível exposição. Isso, certamente, nos homens não circuncidados. Ou seja, naqueles que não passaram pela cirurgia de remoção do prepúcio.

 

O freio do pênis pode se romper? 

Às vezes, o freio do pênis pode se romper e isso é mais comum do que imaginamos, principalmente entre os jovens que estão iniciando a vida sexual. Esse problema pode acontecer nos homens que têm o freio curto, durante a masturbação bem como numa relação sexual. Naturalmente, o susto pode ser grande, já que o rompimento causa sangramento e dor na região, mas não há motivo para pânico.

Dor no pênis

 

Como agir nesses casos?

A primeira atitude a se tomar deve ser interromper a prática sexual e tentar parar o sangramento. Você pode colocar um pedaço de papel higiênico limpo sobre o freio do pênis e fazer um pouco de pressão. Se possível, coloque pedras de gelo ou uma compressa de água fria na área. Tudo sempre limpo, por favor, para evitar uma infecção.

Quando o sangramento tiver sido controlado, lave o freio do pênis com água e sabão. Não é necessário procurar ajuda médica, já que o tecido costuma cicatrizar normalmente. Alguns cuidados extras podem acelerar esse processo, como:

  • aplicação de pomadas cicatrizantes;
  • evitar tocar na área;
  • evitar manter relações sexuais por alguns dias;
  • não fazer atividades físicas vigorosas;
  • lavar adequadamente a região genital no banho e após urinar.

Se a dor continuar forte por alguns dias e estiver acompanhada de sensação de inchaço, vermelhidão e pus, é importante procurar um médico para uma avaliação. Outro motivo para uma consulta com um urologista são novos rompimentos do freio do pênis. Ao acontecer frequentemente, o problema pode prejudicar a área e encurtar o tecido ainda mais.

 

Quando devo operar essa parte do pênis?

A cirurgia do freio do pênis é a frenuloplastia. O procedimento é feito quando esta pelinha é muito curta e provoca dor durante a ereção ou quando o homem puxa o prepúcio para trás. Em alguns casos, simples atitudes como essa podem causar dor e impedir que puxe o prepúcio. Prejudicando, assim, a masturbação e a relação sexual. Podem também causar o rompimento do freio, provocando sangramentos, como já explicado acima. Se for o caso, é importante procurar um urologista, profissional que deverá fazer uma avaliação para verificar se a cirurgia é realmente necessária.

Freio do pênis curto

A frenuloplastia é um procedimento rápido, concluído em cerca de 30 minutos e feito com anestesia local. A cirurgia é feita a partir de um corte na transversal, seguido da sutura (ou seja, ligação entre tecidos) na horizontal, com o objetivo de aumentar o comprimento do freio. O paciente é logo liberado para casa, mas deve ficar de repouso por 2 dias. O processo de cicatrização também é rápido e é finalizado em cerca de duas semanas, mas é necessário evitar relações sexuais por pelo menos um mês. Vale lembrar que a frenuloplastia não é recomendada para fins estéticos, apenas quando há dor ou desconforto para o homem.

 

Como melhorar a saúde sexual?

Se você está tendo problemas na hora do sexo, o melhor a fazer é se consultar com um médico especialista. Foi pensando nisso que nós, da The Men’s, disponibilizamos uma avaliação médica gratuita e online para você, aproveite!

 

Logo

The Men’s é a primeira marca masculina de saúde personalizada do Brasil. Nascemos para que todas as pessoas do sexo biológico masculino encontrem soluções para suas questões e inseguranças.

www.themens.com.br

Veja também