/ Sexo / O que causa coceira no pênis?

O que causa coceira no pênis?


Coceira no pênis

Compartilhe:


Escrito por:
The Men's

Tempo de leitura:
4 minutos

Criado em:
22/11/2021

Última atualização:
17/01/2023

São muitas as possibilidades, como má higiene, alergias bem como dsts. Em alguns casos, a coceira no pênis pode ser resultado da ausência de uma limpeza adequada na área genital. Ou seja, está faltando pegar o sabonete durante o banho, puxar para trás a pele que recobre a cabeça do pênis (chamada de prepúcio), limpar e enxugar bem.

Essa é uma área que, por ficar muito úmida e quente, pode favorecer a proliferação de fungos e bactérias. Por isso, é sempre importante mantê-la bem higienizada.

Mas, em alguns homens, a coceira no pênis não melhora nem mesmo com a higienização correta. Nesses casos, algo de mais grave pode estar acontecendo. Então, é fundamental procurar ajuda médica para descobrir o que está por trás da coceira no pênis.

 

Coceira no pênis: Alergia

Na nossa lista de causas para a coceira no pênis, vamos começar pela que costuma ser menos grave: a alergia. O contato do pênis e da região genital com algumas substâncias e tipos de tecido pode provocar alergia e coceira. Além de vermelhidão e descamação. Pode ser o tecido sintético da cueca ou uma camisinha com aroma, por exemplo.

Às vezes, a alergia pode ser provocada até mesmo pelo uso de um sabonete comum. Por isso, se possível, utilize um sabonete específico para a área íntima. Facilmente encontrado em farmácias e em mercados.

Nos casos de alergia, para acabar com a coceira no pênis, o ideal é tentar identificar o fator que está causando o sintoma e retirá-lo da sua rotina. Feito isso, o problema deve logo passar.

 

HPV

O papilomavírus humano, mais conhecido pela sigla HPV, é outro fator que pode ser a causa por trás da coceira no pênis que você está sentindo. Segundo o Ministério da Saúde, essa infecção sexualmente transmissível (IST) pode ser assintomática. Mas, em alguns casos, pode provocar o surgimento de lesões no formato de verrugas na genitália e no ânus, que podem estar acompanhadas de coceira.

Transmitida pelo contato sexual desprotegido, o tratamento da infecção é focado na eliminação das verrugas. Seja com laser ou cauterização. Já que não é possível eliminar o HPV do corpo humano.

Vale lembrar que pais e/ou responsáveis devem levar seus filhos para tomar a vacina contra o HPV, principal forma de prevenção! A vacinação é indicada para meninas entre 9 e 13 anos de idade e para os meninos entre 11 e 14 anos. A vacina, chamada de quadrivalente, está disponível gratuitamente no SUS.

 

Coceira no pênis: Clamídia

Outra doença transmitida por meio de uma relação sexual sem uso de preservativos, a clamídia também pode causar coceira no pênis.

Trata-se de uma infecção provocada pela bactéria Chlamydia trachomatis. Que pode atingir, além da região genital, a faringe e o aparelho respiratório.

Nos homens, além da coceira, pode ser responsável por dor nos testículos, corrimento no pênis e ardência ao urinar. Caso não trate-se adequadamente, pode levar à perda de fertilidade.

A boa notícia é que a clamídia tem cura! Por isso, ao notar um ou mais desses sintomas, procure um médico para receber mais orientações sobre o tratamento, que deve ser feito com uso de antibióticos.

 

Psoríase

A psoríase é uma doença autoimune, anti-inflamatória e, diferentemente das 2 últimas doenças que citamos, não transmite-se sexualmente.

Ela se caracteriza pelo ataque às células da pele feito pelo próprio sistema imunológico, provocando lesões avermelhadas, manchas brancas e descamação.

Nos homens, a psoríase também pode se desenvolver na glande, afetando glândulas presentes nessa parte do pênis e causando coceira.

Existe uma série de medicamentos utilizados no tratamento da psoríase e somente um médico poderá indicar a melhor opção para o seu quadro. Portanto, não deixe de procurar ajuda ao notar a coceira no pênis e outros sintomas.

 

Coceira no pênis: Candidíase

A candidíase é uma infecção causada pelo fungo Candida albicans, bastante comum na região genital. O problema é que pode haver uma reprodução excessiva desse fungo por causa de problemas no sistema imunológico, uso de certos medicamentos e até uso de roupas apertadas demais ou molhadas por um tempo excessivo.

Embora seja mais comum entre as mulheres, a candidíase também pode afetar homens, causando coceira no pênis, manchas vermelhas e inchaço.

O tratamento é feito com medicamentos antifúngicos e algumas mudanças de hábitos, como lavar bem o pênis, usar cueca de algodão e até mesmo dormir sem roupa íntima.

Quer cuidar da sua saúde sexual, mas não sabe como? Na The Men’s você conta com médicos especializados para analisar o seu caso e te ajudar com o problema, faça uma avaliação médica gratuita!

 

 

Logo

The Men’s é a primeira marca masculina de saúde personalizada do Brasil. Nascemos para que todas as pessoas do sexo biológico masculino encontrem soluções para suas questões e inseguranças.

www.themens.com.br

Veja também