/ Sexo / O que é balanite?

O que é balanite?


balanite o que e

Compartilhe:


Escrito por:
The Men's

Tempo de leitura:
4 minutos

Criado em:
22/12/2021

Última atualização:
17/01/2023

Já ouviu falar em balanite? É uma das doenças causadas por causa de uma falta de higiene íntima do homem. Não é de hoje que diversas entidades médicas alertam para os perigos que a falta de uma limpeza adequada da região genital pode causar na saúde masculina. Esse problema é um dos principais fatores de risco, por exemplo, do câncer de pênis, que levou a 1092 amputações entre 2019 e 2020, de acordo com o Ministério da Saúde.

A balanite é uma inflamação que afeta a mucosa da cabeça do pênis, chamada de glande, e que frequentemente está associada a infecções causadas por bactérias ou fungos, principalmente Candida albicans. O problema pode se desenvolver em qualquer homem, mas é mais comum naqueles que não fizeram circuncisão, naqueles com fimose e naqueles que não fazem a higiene íntima corretamente. A falta de limpeza do pênis, bem como à presença do prepúcio, favorecem o acúmulo de sujeiras, como sebo e pele morta, favorecendo a proliferação dos microrganismos causadores da balanite.

 

Outros fatores de risco envolvidos no desenvolvimento da balanite

  • a falta de preservativos nas relações sexuais;
  • o diabetes e imunodeficiências (maior predisposição a infecções, por causa da doença);
  • o uso de antibióticos de amplo espectro;
  • Alergia ao material da cueca ou a algum cosmético;
  • traumas no pênis;
  • doenças de pele (eczema, por exemplo).

 

A condição pode ainda ganhar outros nomes se atingir outras regiões do pênis: se provoca a inflamação do prepúcio, é chamada de postite, e se afetar tanto a glande quanto o prepúcio, passa a ser chamada de balanopostite.

 

Quais são os principais sintomas da balanite?

  • dor;
  • irritação;
  • sensação de calor;
  • vermelhidão na área da glande;
  • secreção mal cheirosa;
  • coceira;
  • descamação.

 

Quais são os outros pontos de atenção da doença?

Com a inflamação, a cabeça do pênis fica inchada e sensível e o ato de puxar prepúcio para trás pode causar dor. Há casos em que o homem reclama de dor para urinar e em que podem ser vistas algumas lesões na glande. Devido ao desconforto provocado pela doença, é normal que haja uma diminuição do desejo sexual do homem. Afinal, o simples toque no pênis pode causar dor. Imagine só o sexo oral ou a penetração. Sem falar no risco de contaminação da parceira ou do parceiro, no caso de infecção.

 

Quando procurar um médico?

Assim que notar os sintomas da balanite, é fundamental procurar ajuda de um urologista para tratá-la, já que a doença pode evoluir para um caso de câncer de pênis. Na consulta, o diagnóstico será feito com base nos sintomas. Eventualmente, o profissional poderá ainda pedir exames para descobrir o agente causador da balanite, além de aferir a taxa de glicemia. O médico também poderá investigar se alergias ou traumas foram a causa da inflamação.

 

Como tratar a balanite?

Assim como vários fatores podem causar a balanite, seu tratamento irá depender da causa por trás da inflamação da glande. Os quadros provocados por infecções devem ser tratados com medicamentos antifúngicos ou antibióticos. Nestes casos, a parceira ou o parceiro também devem fazer o tratamento. Já os quadros causados por alergias ou outras doenças devem mirar nesses problemas de saúde para curar a balanite, associando o uso de anti-inflamatórios e analgésicos para diminuir o desconforto.

Quando a balanite é algo frequente na vida do homem, é importante considerar a realização da cirurgia de remoção do prepúcio, com o objetivo de diminuir o acúmulo de sujeiras e microrganismos causadores da doença. Além disso, é fundamental que o médico oriente seu paciente sobre a importância da limpeza adequada do pênis, do prepúcio e de toda a área genital para evitar a balanite.

 

Como fazer a higiene íntima?

Como você já deve ter percebido, fazer a higiene íntima com frequência e de maneira correta é fundamental para a prevenção da balanite. Mas, muitos homens não sabem direito como fazer. Por isso, vamos explicar. É bem simples! No banho, puxe o prepúcio em direção à base do pênis, onde ficam os pelos pubianos, e lave bem, usando água e sabonete para retirar qualquer tipo de sujeira que estiver na glande, no prepúcio e no corpo do pênis. Em seguida, também use água e sabonete para limpar os pelos pubianos, o saco, a bunda e o ânus.

Uma vez que você tenha fimose, é preciso ter um pouco mais de atenção para não machucar o prepúcio. Se necessário, para evitar irritações, use um sabonete com pH neutro. No entanto, os cuidados não ficam restritos à hora do banho. Depois de urinar, é importante secar bem o pênis, e depois de uma relação sexual, não deixe lavá-lo com bastante atenção.

 

Comece agora a cuidar da sua saúde sexual e melhore ainda mais a sua performance na cama! Faça uma avaliação médica gratuita, online e sem agendar com a The Men’s!

 

 

Logo

The Men’s é a primeira marca masculina de saúde personalizada do Brasil. Nascemos para que todas as pessoas do sexo biológico masculino encontrem soluções para suas questões e inseguranças.

www.themens.com.br

Veja também