/ Sexo / O que é esperma? Veja 10 curiosidades sobre ele

O que é esperma? Veja 10 curiosidades sobre ele


Esperma

Compartilhe:


Escrito por:
The Men's

Tempo de leitura:
4 minutos

Criado em:
25/10/2021

Última atualização:
17/01/2023

Esperma, também conhecido como sêmen, é o líquido produzido no aparelho genital masculino e que é responsável pelo transporte dos espermatozoides até o óvulo, o que dá início à gravidez. Apesar de ser algo conhecido, ainda há muitas dúvidas a respeito do esperma. Por isso, hoje trazemos para você 10 mitos e verdades sobre ele!

 

1 – A quantidade de esperma em cada ejaculação pode variar

Verdade. De acordo com a OMS uma ejaculação saudável pode ser de 1,5 até 5ml. Se você apresentar ejaculações com pouco esperma (abaixo do normal) com muita frequência fique atento, pois pode ser sinal de que algo não está funcionando muito bem no seu corpo. 

 

2 – A quantidade de sêmen tem a ver com fertilidade

Mito. Mais importante do que a quantidade de sêmen que você ejacula, é a quantidade de espermatozoides contidos nele. O mínimo é 20 milhões de espermatozoides por mililitro de esperma. Qualquer número abaixo disso é indicativo de problemas de fertilidade, nesse caso, procure seu médico para avaliar a situação.

 

3 – É possível aumentar a quantidade de esperma

Verdade. Mas dificilmente você irá atingir algo muito além do seu padrão. As dicas mais comuns para aumentar a quantidade de esperma é ficar alguns dias sem ejacular e manter-se com o consumo ideal de água em dia, pois a desidratação afeta a quantidade de líquidos corporais, o que inclui o sêmen. 

 

4 – A alimentação interfere no sêmen

Verdade. A alimentação pode agir diretamente em aspectos do esperma, por exemplo, a cor, sabor e cheiro, além da qualidade dos espermatozoides presentes nele. Nesse segundo ponto, é legal manter uma dieta rica em zinco e alimentos antioxidantes para que garanta espermatozoides com melhor qualidade. 

 

5 – Os espermatozoides presentes no esperma sobrevivem por pouco tempo no corpo da mulher

Mito. Gozou dentro quando não estava no período fértil da mulher? Não fique tão tranquilo assim. Os espermatozoides podem sobreviver por até cinco dias dentro do corpo da mulher. Se um óvulo for liberado dentro desse período, pode ser que uma gravidez aconteça. Caso você não deseje ser pai por enquanto, sempre use algum método contraceptivo.

 

6 – A consistência do sêmen pode variar

Verdade. E a ingestão de líquido é um dos principais fatores que interfere nisso: se você está consumindo pouca água durante o dia, é provável que seu sêmen fique mais consistente. Mas uma curiosidade muito interessante é que o esperma fica em uma consistência gelatinosa até entrar em contato com enzimas presentes na próstata. Depois que os dois se encontram, tudo fica mais líquido e com uma textura mais uniforme. O que pode acontecer é o homem ejacular antes disso, daí é possível observar diferentes texturas em uma única ejaculação. 

 

7 – É impossível ser alérgico ao esperma

Mito. É raro, mas com certeza não impossível. Os sintomas são como os de qualquer outra alergia, por exemplo: vermelhidão, coceira, inchaço ou sensação de queimação na região que entrou em contato com o sêmen. Não se sabe muito bem o que causa isso, mas mulheres e pessoas que já possuem algum tipo de alergia são mais propensas a ter alergia ao sêmen.

 

8 – Existem vários componentes do esperma

Verdade. Os componentes do esperma são:

  • Espermatozoides: as células reprodutivas masculinas;
  • Líquido seminal: responsável pela nutrição dos espermatozoides;
  • Líquido prostático: responsável por manter os espermatozoides protegidos bem como facilitar a mobilidade dele até o óvulo;
  • Líquido bulbouretral: também nutre os espermatozoides, ajuda a limpar a uretra antes da ejaculação e melhora a lubrificação na hora do sexo.


9 – A idade não interfere no sêmen

Mito. A idade afeta diretamente na qualidade dos espermatozoides presentes no sêmen do homem. Quanto mais velho for o homem no relacionamento, mais difícil será para um casal engravidar, além de aumentarem as chances de ocorrer um aborto espontâneo. Mas claro que isso não é fator determinante na hora de engravidar, é possível homens mais velhos terem filhos saudáveis, a idade é só algo que pode atrapalhar. Na dúvida, fale com seu médico para entender o que pode ser feito no seu caso. 

 

10 – Ter apenas um testículo torna você infértil

Mito. É mais do que possível produzir uma quantidade suficiente de esperma e espermatozoides para engravidar uma pessoa mesmo com apenas um testículo. 

 

Está com alguma dúvida sobre sua saúde sexual? Faça uma avaliação médica gratuita e online, tire suas dúvidas e seja analisada por um médico especialista!

 

 

Logo

The Men’s é a primeira marca masculina de saúde personalizada do Brasil. Nascemos para que todas as pessoas do sexo biológico masculino encontrem soluções para suas questões e inseguranças.

www.themens.com.br

Veja também