Tipos de pênis: descubra o formato do seu membro
Compartilhe:
Escrito por:
The Men's
Tempo de leitura:
5 minutos
Criado em:
16/11/2021
Última atualização:
18/01/2023
Se tem uma parte do corpo masculino que é motivo de muita conversa por aí, essa parte é o pênis. Embora exista uma estrutura comum a todos (cabeça e corpo), são inúmeros os atributos que chamam a atenção de quem olha, como cor, tamanho, sem pelo ou com pelo, com veia ou sem veias à mostra. Outro exemplo é o formato, característica que faz muitos homens se perguntarem em qual dos tipos de pênis o seu membro se encaixa.
Na verdade, não há uma classificação científica oficial dos diferentes tipos de pênis, mas existem alguns formatos mais conhecidos e que podem receber diversos nomes. Separamos alguns deles para você ficar por dentro do assunto e saber em qual categoria o seu amigão está. Mas, desde já, vale ressaltar que cada pênis é único!
Para começar separar algumas curiosidades sobre comprimento e espessura do órgão:
Comprimento
Você sabe se o seu pênis está abaixo ou acima da média?
Segundo um estudo feito no mundo todo com mais de 15 mil homens, o tamanho médio do pênis flácido foi de 9,16 cm. Já o comprimento médio do membro ereto foi de 13,12cm.
O país com a maior média do comprimento do pênis ereto foi o Equador com 17,61 cm. Na outra ponta da tabela o Camboja foi a região com menor média de tamanho do membro ereto com 10,04 cm. O Brasil ficou em 22° colocado com 15,22 cm.
Espessura
Um outro estudo feito analisou o pênis quanto a circunferência ou espessura.
A média mundial da espessura do pênis flácido obtida foi de 9,2 cm. A mesma média, porém com o pênis ereto, foi de 11,6 cm.
Tipos de pênis
Agora vamos aos formatos que o membro tem:
Pênis reto
Um dos tipos de pênis mais conhecidos é o pênis reto, aquele que não tem muito segredo: quando fica ereto, cresce sem fazer nenhum tipo de curva. No entanto, ele pode apontar para diferentes ângulos, podendo ser para cima ou para baixo. Além disso, não há diferenças consideráveis entre o tamanho do corpo e o tamanho da cabeça (glande).
Dentro do pênis reto, cabem duas subclassificações: o pênis baguete e o bastão. Entender seus formatos não é difícil, por causa dos nomes autoexplicativos. Apesar de ambos serem longos e retos, a diferença se encontra na grossura: enquanto o pênis baguete é fino, o pênis bastão é mais grosso.
Dobrado
O pênis dobrado é aquele que começa reto, mas tem uma espécie de dobra ao longo do corpo que modifica a direção para a qual o órgão aponta. Entre os tipos de pênis, esse merece uma atenção especial. Se seu pênis sempre foi assim, não tem problema! Mas, se em algum momento da vida, ele se transformou em um pênis dobrado, pode ser um sinal da doença de Peyronie.
Segundo a Seção de São Paulo da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU-SP), a doença de Peyronie pode ser causada por traumas e fraturas no pênis, além de doenças autoimunes. Ela provoca uma fibrose no órgão sexual que modifica o seu formato. Além disso, pode causar dor e atrapalhar a penetração numa transa. A boa notícia é que o problema tem tratamento, que varia desde o uso de medicações até a cirurgia, dependendo da duração da doença. Se achar que é o seu caso, não deixe de procurar um urologista para uma avaliação!
Pênis tipo Banana
Você já deve ter visto por aí inúmeras referências feitas ao pênis por meio da imagem de uma banana, né?! Entre os diferentes tipos de pênis, o formato curvado é o que mais se parece com uma banana e, por isso, recebeu esse nome. É aquele pênis que é torto, com uma curvatura para um dos lados, para cima ou para baixo, podendo também ser chamado de bumerangue. Embora muita gente ache que este formato atrapalha a penetração, é uma excelente oportunidade para explorar posições sexuais diferentes e ver qual o casal mais gosta.
Pênis com corpo maior que a glande
Em alguns homens, a grossura do pênis não é igual quando comparamos a cabeça e o corpo. Às vezes, o corpo (ou base, como preferir chamar) pode ter um tamanho mais avantajado e ir afinando em direção à glande. Este tipo de pênis pode ser chamado de cenoura ou cone. Como a glande é menor que o corpo, inicialmente a penetração acontece com maior facilidade, principalmente no sexo anal, e vai ficando mais difícil (e, às vezes, até mais prazerosa), conforme o pênis vai entrando no orifício.
Pênis com corpo menor que a glande
Para finalizar a nossa lista de tipos de pênis, trazemos aquele com o corpo menor que a cabeça. Nesta categoria, existem duas subclassificações: o cogumelo e o pênis berinjela. O cogumelo se destaca por ter a cabeça muito maior que o corpo. Em geral, não costuma ser um órgão sexual comprido. Há quem chame esse tipo de martelo. Por sua vez, o pênis berinjela também tem uma cabeça maior que o corpo, mas há uma proporção mais harmoniosa. Ou seja, a diferença não é tão gritante quanto no pênis cogumelo. Além disso, costuma ter um tamanho maior se comparado ao seu irmão.
Nomenclaturas dadas a alguns tipos de pênis
O membro também pode receber um nome por causa de alguma patologia ou característica marcante, alguns exemplos são:
- Pênis circuncidado;
- Pênis não circuncidado;
- Pênis tímido;
- Pênis de saída;
- Pênis liso.
Pênis Grower ou shower?
Além da classificação dos tipos de pênis que leva em consideração os diferentes formatos, há um outro tipo de categorização, que analisa a diferença entre o tamanho de um pênis quando está flácido e seu tamanho quando fica ereto. Os membros que crescem muito quando endurecem são chamados de grower (aquele que cresce, em inglês). Já aqueles cujo tamanho é mais ou menos o mesmo, independentemente se estão moles ou duros, são chamados de shower (aquele que se exibe, em inglês).
Está com problemas na hora do sexo? Ou quer dar aquela potencializada na cama? Aqui na The Men’s criamos uma plataforma de telemedicina para você fazer uma avaliação médica gratuita, online e sem precisar agendar, para saber mais sobre a sua saúde sexual!
The Men’s é a primeira marca masculina de saúde personalizada do Brasil. Nascemos para que todas as pessoas do sexo biológico masculino encontrem soluções para suas questões e inseguranças.
Veja também
Pesquisa:
Redes sociais: