O que causa sonolência durante o dia?
Compartilhe:
Escrito por:
The Men's
Tempo de leitura:
4 minutos
Criado em:
04/11/2021
Última atualização:
17/01/2023
Você anda muito cansado ultimamente, sentindo uma grande sonolência durante o dia? Pode ser apenas um sinal de que seu corpo anda devendo algumas horas de sono por conta do trabalho ou da rotina corrida. Mas, se esse não for o seu caso, vale ressaltar outras possíveis causas. Dentre elas, a insônia e distúrbios do sono, como, por exemplo, a hipersonia. Bem como os primeiros sinais de uma anemia.
O que pode ser sonolência durante o dia?
Mesmo dormindo 8 horas todas as noites, você deve sentir uma baita sonolência durante o dia, certo? Também pode acontecer o contrário: essa vontade de dormir pela manhã, tem grandes chances de estar relacionada com a perda do sono de madrugada. Em ambos os casos, é importante ficar de olho na frequência desse sintoma para identificar a verdadeira causa do problema, que pode ser, por exemplo:
Insônia
É a dificuldade de dormir ou de manter o sono a noite toda. Existem dois tipos de insônia: a transitória ou de curto prazo – que é a incapacidade de dormir por um período de poucas noites. Assim como a insônia crônica – a dificuldade em pegar no sono e mantê-lo de forma natural.
Apneia Obstrutiva do Sono
A apneia é definida como o bloqueio repetido das vias respiratórias chegando a pausa da respiração. Quando isso acontece, o paciente com esse distúrbio pode sufocar ou roncar alto.
Hipersonia
Um raro distúrbio do sono motivado por maus hábitos na rotina, como, por exemplo, a ingestão de álcool, problemas emocionais e falta da higiene do sono. Bem como o não tratamento de outros distúrbios do sono.
Síndrome das pernas inquietas (SPI)
Essa complicação atinge 5% da população geral e causa a movimentação irreversível dos membros inferiores acompanhado de sensações de “arrastamento” das pernas. Esses movimentos involuntários causam despertares noturnos, levando à insônia, irritabilidade assim como cansaço mental ao longo do dia.
Narcolepsia
É um quadro de sonolência diurna excessiva com uma tendência de cair no sono em horas inapropriadas. Esta vontade excessiva de dormir pode ser desencadeada por situações de estresse e não costuma ser resolvida com reposição de 8 horas de sono à noite.
Anemia
Essa doença é caracterizada pela baixa produção de hemoglobina, uma proteína que transporta o oxigênio pelo sangue, o que acaba por gerar fraqueza e indisposição.
Alterações na tireoide
O hormônio tireoidiano está relacionado à velocidade de trabalho das células em todo o corpo, ou seja, ao metabolismo. Além disso, os hormônios da tireoide podem interferir nas funções de órgãos como o coração e os rins e até alterar o ciclo menstrual. Portanto, dependendo do tipo de mudança, os indivíduos podem se sentir cansados, deprimidos e indiferentes.
Depressão
Um dos principais sintomas da depressão é o cansaço físico e mental frequente, neste caso, as pessoas não são incentivadas das tarefas diárias para o trabalho e atividades que antes lhe traziam felicidade.
Sintomas de alerta
- Dificuldade em conseguir dormir;
- Não conseguir dormir por 8 horas;
- Cansaço e exaustão durante o dia;
- Vontade de dormir ao longo do dia;
- Irritabilidade ou ansiedade;
- Falta de foco e concentração;
- Sintomas depressivos.
Como acabar com a sonolência durante o dia?
Higiene do sono: O primeiro passo para melhorar a qualidade do seu sono é praticar a higiene do sono. Consiste em diversas técnicas para você incluir na sua rotina, que auxiliam a induzir e manter o seu sono. Por exemplo: Tentar sempre dormir e acordar no mesmo horário, isso faz o seu corpo entender a sua rotina e liberar os hormônios certos na hora certa. Ficar longe de telas (Principalmente de celulares e notebooks) pelo menos 1 hora antes de dormir, etc.
Chás para insônia: para garantir uma boa noite de sono, o chá é uma ótima opção. Muitos ingredientes e ervas usados são conhecidos por suas propriedades calmantes, que deixam o corpo mais relaxado e a mente tranquila logo após a ingestão. Por isso, algumas horas antes de dormir, prepare um chá, beba bem quentinho e vá deitar na cama. Você vai ver como esse ritual fará toda a diferença na sua rotina do sono.
Remédios para dormir: As vezes a luta contra a insônia precisa da ajuda de medicamentos para auxiliar o sono. Nesse caso opte, preferencialmente, por medicamentos naturais, por exemplo, a melatonina. Por ser um hormônio natural, minimiza os riscos de efeitos colaterais, que são muito vistos nos remédios tarja preta.
Qual o melhor remédio para dormir?
Existem diversos medicamentos que são receitados com o intuito de ajudar a dormir. No entanto, a melatonina é a mais recomendada quando falamos em regulação do relógio biológico e indução do sono. Por ser um hormônio natural, quase não tem contraindicações e sua suplementação é muito bem vista, pois a produção desse hormônio diminui conforme a idade. Na The Men’s você tem uma avaliação médica personalizada, gratuita e online para que receba o melhor tratamento para o seu caso!
Presente para você que chegou até aqui: Use o cupom BLOG10 e ainda ganhe 10% de desconto na sua compra.
The Men’s é a primeira marca masculina de saúde personalizada do Brasil. Nascemos para que todas as pessoas do sexo biológico masculino encontrem soluções para suas questões e inseguranças.
Veja também
Pesquisa:
Redes sociais: