/ Sono / Como acordar cedo todos os dias?

Como acordar cedo todos os dias?


Acordar cedo

Compartilhe:


Escrito por:
The Men's

Tempo de leitura:
3 minutos

Criado em:
03/11/2021

Última atualização:
17/01/2023

Para acordar cedo todos os dias, o esforço precisa fazer sentido. Por isso, é essencial que você planeje o seu dia de acordo com o tempo que, agora, você terá disponível. Use o auxílio de aplicativos ou diários para te ajudar a organizar a sua rotina. Outra dica é reservar um dia para planejar todos os compromissos da semana. Prevenir o acúmulo de tarefas evita o estresse e a ansiedade, principais causadores da insônia.

 

Acordar cedo faz bem?

  • te deixa mais positivo e produtivo durante o dia;
  • melhora sua capacidade de concentração e foco;
  • possuí mais chances de atingir todos os estágios do sono, inclusive o sono REM;
  • melhora o desenvolvimento cognitivo, criativo e de memorização;
  • tem mais energia e disposição;
  • Reduz o estresse.

 

Acordar mais cedo também é sinônimo de mais tempo para planejar sua rotina, evitando atrasos e te dando mais tempo para cumprir seus compromissos no trabalho e em casa. Além disso, é uma ótima oportunidade para praticar exercícios físicos sem interferir nos afazeres diários, melhorando a qualidade de vida como um todo.

 

Não deixe o celular no modo “soneca”

Dizem que o modo “soneca” do despertador do celular – ou seja, aqueles tentadores 10 minutos a mais depois do alarme principal –  é um costume clássico dos preguiçosos. De fato, essa afirmação não deixa de ter um fundo de verdade, mas não é por mal! Isso acontece porque o corpo não consegue entender que de fato, é hora de acordar. Isso causa um sono entrecortado e de baixa qualidade e causa cansaço, mau humor e falta de disposição. Por isso, dá aquela impressão de preguiça. Desative a função no seu despertador e levante no primeiro alarme!

 

Tome um café da manhã reforçado ao acordar

Se alimentar de forma equilibrada ao despertar é fundamental no processo de como aprender a acordar cedo. Um bom café da manhã estimula o organismo a levantar-se da cama, pois educará o metabolismo a receber seu fornecimento de energia naquele horário. O café também te ajuda a espantar aquela sensação de sonolência clássica de quem ainda está se habituando a levantar nas primeiras horas do dia. Não abra mão de frutas, bons carboidratos (como o pão integral) e laticínios na primeira refeição do dia.

Apesar de tentador, o cafezinho matinal deve ser consumido com parcimônia. O recomendado para um adulto é consumir de 3 a 4 xícaras de café por dia, por isso, nada de queimar a largada logo na mesa do café da manhã! O excesso de cafeína pode causar insônia e efeito rebote, prejudicando toda a sua rotina e desregulando seu sono.

 

Tenha horário para ir para a cama

Não tem jeito: para levantar mais cedo da cama, o segredo é dormir igualmente cedo. Estabeleça um horário para ir para a cama que se adeque à sua rotina de trabalho e/ou estudos, mas que não ultrapasse muito o horário de 23h (sempre lembrando que a média ideal de sono por idade de um adulto é de 6 a 8 horas por noite). No início pode parecer difícil, mas com o tempo o relógio biológico do corpo (chamado de ciclo circadiano) se adapta às horas pré-estabelecidas e você começa a sentir sinais de cansaço naturalmente.

 

Por que tomar melatonina?

A suplementação com melatonina pode te ajudar e muito a regular esse ciclo do sono. O hormônio diminui sua produção conforme envelhecemos, logo, fazer uma adição de melatonina é muito interessante para a qualidade das suas noites de sono. Aqui na The Men’s, lançamos a primeira melatonina em gummy do Brasil, para auxiliar na indução do seu sono e te dar uma experiência deliciosa!

Presente para você que chegou até aqui: Use o cupom BLOG10 e ainda ganhe 10% de desconto na sua compra.

 

Banner para consulta médica gratuita The Men’s

Logo

The Men’s é a primeira marca masculina de saúde personalizada do Brasil. Nascemos para que todas as pessoas do sexo biológico masculino encontrem soluções para suas questões e inseguranças.

www.themens.com.br

Veja também