Dormir muito faz mal à saúde?
Compartilhe:
Escrito por:
The Men's
Tempo de leitura:
3 minutos
Criado em:
19/11/2021
Última atualização:
17/01/2023
Você tem o costume de dormir muito, ou seja, mais de 8 horas por dia? Este hábito está muito relacionado à uma boa saúde do sono. Só que nem sempre é dessa forma que funciona.
Antes de tudo, saiba que dormir muito faz mal à saúde, podendo refletir em problemas no coração. Por exemplo, doenças cardiovasculares e hipertensão. Sem falar que esse sintoma pode ser indício de um distúrbio do sono, como a apneia.
Entenda como esse excesso no sono pode afetar a saúde
Sabemos que poucas horas de sono prejudicam (e muito) a saúde assim como o bem-estar de qualquer paciente. Por outro lado, dormir muito faz mal e também pode causar uma porção de problemas.
O fundamental aqui, é encontrar o equilíbrio do sono para ter uma vida saudável, é o que revela o estudo feito por pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em parceria com o Instituto do Sono.
Segundo especialistas, dormir muito faz mal sim, ao passo que pode gerar a tendência de desenvolver doenças cardiovasculares e hipertensão.
Isso ocorre porque durante o sono, a atividade cardiovascular diminui. A pressão arterial bem como a frequência cardíaca também minimizam. Portanto, essas alterações requerem um sono balanceado durante o repouso noturno, de preferência ininterrupto.
Dormir muito faz mal: Problemas de saúde que podem surgir com o hábito
- Obesidade;
- Diabetes;
- Dor nas costas;
- Depressão;
- Prejudica o cérebro;
- Causa problemas no coração.
Se o hábito de dormir muito faz mal, ele pode estar relacionado à apneia do sono?
Como você já leu por aqui no blog The Men’s, a apneia do sono é caracterizada pela obstrução parcial ou total das vias aéreas. Fazendo, então, com que as pessoas durmam várias vezes.
Além de produzir hormônios que regulam as funções do corpo, essa divisão também evita que os indivíduos entrem no estágio mais profundo do sono onde o corpo se recupera.
Portanto, podemos afirmar que os pacientes com esse tipo de distúrbio do sono precisam dormir mais do que o tempo de sono recomendado. Para que compensem o número de minutos perdidos durante um episódio de apneia. Cada vez que a pessoa acorda, a pressão arterial, assim como a frequência cardíaca, aumentam.
A continuação deste fenômeno destruirá as funções importantes do nosso corpo, levando ao surgimento de uma série de doenças cardiovasculares.
Quantas horas de sono eu preciso dormir por dia?
Agora, se você dorme demais, precisa urgentemente ajustar o seu relógio biológico para descansar o tempo ideal. De acordo com a Fundação Nacional do Sono e uma série de pesquisas científicas, existe uma quantidade de horas de sono necessárias diariamente para não prejudicar a saúde que acaba variando com cada etapa da vida do paciente.
Confira qual é a mais indicada de acordo com a sua idade:
- Recém-nascido (0 a 3 meses): 14 a 17 horas;
- Bebê (4 a 11 meses): 12 a 15 horas;
- Criança (1 a 5 anos): 10 a 14 horas;
- Criança em idade escolar (6 a 13 anos): 9 a 11 horas;
- Adolescente (14 a 17 anos): 8 a 9 horas;
- Adulto (18 a 64 anos): 7 a 9 horas;
- Idosos (65 anos ou mais): 7 a 8 horas.
Como se planejar para dormir no tempo adequado?
- Coloque o celular para despertar no horário específico todos os dias;
- Acostume-se a dormir na mesma hora para acordar no mesmo horário;
- Crie uma rotina de trabalho, atividades físicas e alimentação regrada;
- Aposte em uma higiene do sono adequada para dormir melhor;
- Invista em um chazinho relaxante para dormir bem;
- Outra dica é apostar no uso da melatonina para regular o sono.
Como regular meu tempo de sono?
Se você dorme demais ou tem um sono desregulado, pode precisar fazer uma suplementação com melatonina. Na The Men’s você conta com médicos para analisar o seu caso, e o melhor, tudo gratuito, online e sem necessidade de agendamento! Faça uma avaliação médica com a gente.
Presente para você que chegou até aqui: Use o cupom BLOG10 e ainda ganhe 10% de desconto na sua compra.
The Men’s é a primeira marca masculina de saúde personalizada do Brasil. Nascemos para que todas as pessoas do sexo biológico masculino encontrem soluções para suas questões e inseguranças.
Veja também
Pesquisa:
Redes sociais: