10 efeitos da privação de sono
Compartilhe:
Escrito por:
The Men's
Tempo de leitura:
5 minutos
Criado em:
01/12/2021
Última atualização:
17/01/2023
A privação do sono é um problema para muitas pessoas. De acordo com dados do Hospital Israelita Albert Einstein, cerca de 60% da população brasileira acaba dormindo bem menos do que o recomendado por diversos distúrbios do sono, entre eles a insônia.
Mas, os efeitos da falta de sono, como o estresse, podem ser desastrosos para a saúde e o bem-estar de quem não consegue pregar os olhos. Saiba o que é privação do sono e 10 prejuízos que ela pode acarretar na sua qualidade de vida.
Afinal, o que é privação de sono?
A privação de sono se caracteriza, basicamente, por não conseguir dormir o suficiente. Estima-se que um adulto necessite de 7 a 8 horas de sono por dia para que tenha um descanso de qualidade. Quando isso não acontece, podemos sofrer o efeito disso em nossa saúde.
Entretanto, para muita gente que sofre com a correria do dia-a-dia e ritmo de trabalho cada vez mais intenso, dormir durante um período satisfatório é apenas um belo conto de fadas.
Dito isso, no livro “A arte de dormir”, do coach do sono britânico Rob Hobson, é evidenciado o quanto negligenciamos nossa necessidade de dormir bem e ter um descanso de qualidade. Pois aprendemos a conviver com os efeitos da insônia.
Para o autor, a privação do sono “se tornou um problema que é facilmente ignorado. Se dormir mal for uma rotina para você e deixar sem o devido tratamento, isso pode gerar implicações sérias e doenças que podem causar impacto à saúde a longo prazo”.
Portanto, devemos sempre dar a devida importância para que encontremos a solução ideal. É possível resolver, veja abaixo alguns dos efeitos e soluções.
10 efeitos colaterais de dormir mal
-
Privação de sono causa irritabilidade e mau-humor
Um dos principais sintomas da falta de sono é a irritabilidade. Afinal, quem nunca ficou com aquele humor de cão após uma noite mal dormida? O mau-humor constante pode causar tristeza, impaciência e criar situações constrangedoras e desagradáveis ao longo do dia.
-
Estresse
Quem convive com a privação de sono também está constantemente estressado, já que as alterações de hormônios como a adrenalina e o LSH podem entrar em desequilíbrio. O estresse por si só já é um problema de saúde, fazendo com que o corpo entre na famosa sensação de “parafuso”.
-
Perda de concentração e foco
Outro grave problema da falta de uma boa noite de sono é a perda da concentração, memória bem como foco. Pesquisas comprovam que a privação de sono afeta diretamente a capacidade de processar de forma adequada uma diversidade de estímulos ao mesmo tempo. Reduzindo a percepção e a capacidade cognitiva.
-
Fadiga e cansaço
Se sentir cansado e fatigado é um sintoma muito comum de quem sofre com a insônia. Impedindo que o corpo possa recarregar as energias. O cansaço excessivo pode prejudicar diversas atividades do cotidiano. Além disso, privar o indivíduo de coisas que promovem a qualidade de vida. Como brincar com os filhos ou aproveitar um bom livro.
-
Propensão à diversas doenças
Está confirmado: dormir mal pode te deixar doente! Durante o sono, renovamos as células de defesa do nosso organismo e quando isso não acontece da forma correta, o sistema imunológico é afetado, deixando o corpo mais propenso à doenças infecciosas e oportunistas. Além disso, segundo estudos realizados pela Revista Acervo Saúde, o sono reduzido pode ter impacto direto no surgimento de obesidade e diabetes.
-
Privação de sono pode gerar transtornos emocionais
Além de doenças orgânicas e fisiológicas, a privação do sono também pode causar prejuízos à saúde mental. Transtornos emocionais como a depressão, transtorno de ansiedade generalizada (TAG) e síndrome do pânico podem ser desencadeadas pela falta de noites de sono bem dormidas. A insônia, inclusive, pode ser um sintoma para o problema.
-
Hipertensão
Você sabia que não dormir bem também pode causar pressão alta? Pois é! Isso acontece porque, enquanto dormimos, nosso sistema cardiovascular descansa, reduzindo nossa pressão arterial e os batimentos cardíacos. O impacto é tão grande que a privação do sono pode inclusive causar doenças cardíacas, como o AVC.
-
Perda de libido
A vida sexual também pode sofrer muito com o sono reduzido. Hormônios como a serotonina e a dopamina, responsáveis pelo prazer e bem-estar, têm suas produções drasticamente reduzidas, inibindo a libido e dificultando momentos prazerosos como o sexo.
-
Dificuldade em dirigir
Se você dirige, saiba que deixar de ter um sono de qualidade pode te prejudicar enquanto motorista. A privação de sono prejudica os reflexos e movimentos e pode até causar um acidente se quem estiver no volante não dormir a quantidade de horas adequada.
-
Falta de produtividade
Está sentindo que o trabalho não está rendendo tanto quanto deveria, ou os estudos estão prejudicados? Isso pode ter tudo a ver com seus hábitos noturnos! Não dormir direito pode afetar diretamente a sua produtividade, prejudicando seus resultados profissionais e pessoais.
Como se recuperar da privação de sono?
Por mais difícil que possa parecer, é possível se recuperar da privação do sono com uma reeducação de hábitos noturnos. A higiene do sono é uma das melhores alternativas para melhorar a qualidade das suas noites. Para promovê-la, adotar hábitos simples como manter o quarto escuro ou com pouquíssima luz, reduzir o consumo de cafeína e dormir com roupas confortáveis podem fazer toda a diferença para fazer as pazes com o travesseiro.
Outra maneira de regular seu relógio biológico e pegar no sono mais facilmente é investir na suplementação oral de melatonina. O hormônio natural do sono diminui conforme a idade passa. Por isso, adicionar esse suplemento pode mudar a sua rotina do sono!
Na The Men’s lançamos a Sleep Gummy, a primeira melatonina em gummy do país! Essa goma gelatinosa auxilia na regulação do ciclo circadiano e na indução do sono.
Presente para você que chegou até aqui: Use o cupom BLOG10 e ainda ganhe 10% de desconto na sua compra.
The Men’s é a primeira marca masculina de saúde personalizada do Brasil. Nascemos para que todas as pessoas do sexo biológico masculino encontrem soluções para suas questões e inseguranças.
Veja também
Pesquisa:
Redes sociais: