Fluoxetina tira o sono?
Compartilhe:
Escrito por:
The Men's
Tempo de leitura:
4 minutos
Criado em:
27/12/2021
Última atualização:
04/12/2023
Fluoxetina tira o sono?
Quando se trata do controle do sono, o que não falta no mercado são medicamentos para otimizar a qualidade do descanso noturno. Geralmente, psicofármacos. Entre esses medicamentos, um dos mais famosos é a fluoxetina. Entretanto, dúvidas pairam sobre o efeito desse remédio. Por exemplo: fluoxetina tira o sono? A resposta simples é sim. De acordo com a bula, insônia é um possível efeito colateral.
Para que serve a fluoxetina?
- Depressão. Ansiedade;
- Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC);
- Bulimia nervosa. Transtorno disfórico pré-menstrual (TDPM);
- TPM;
- Também indicada para irritabilidade e disforia.
O que não está na bula da fluoxetina?
Para além da bula, em alguns casos, o médico pode prescrever o uso da fluoxetina também para o tratamento de transtorno de pânico, transtorno bipolar, estresse pós-traumático, mutismo seletivo, transtorno de personalidade Borderline e Fenômeno Raynaud. Por causa de sua ação no Sistema Nervoso Central (SNC). E na recaptação hormonal. Que possui efeito sobre as oscilações emocionais e de humor. O consumo do cloridrato de fluoxetina é feito em cápsula, comprimido ou líquido. Geralmente, em doses de 20mg.
Fluoxetina pode causar insônia
Segundo a bula, um dos efeitos colaterais da medicação é, sim, a insônia. Podendo o paciente em tratamento despertar muito cedo. Assim como ter dificuldade para dormir. Ou acordar durante o sono.
Apesar de ser verdade que a fluoxetina causa insônia. Outros efeitos colaterais do remédio podem ser prejudiciais durante o dia. Por exemplo: indisposição, fadiga e cansaço extremo. Bem como perda de força muscular e distúrbio de atenção são algumas das reações consideradas muito comuns. No entanto, ainda de acordo com a bula, cerca de 1% a 10% dos pacientes que fazem tratamento com a fluoxetina apresentam sonolência.
Efeito da fluoxetina no organismo
Assim que ingere o comprimido, cápsula ou líquido do cloridrato de fluoxetina. Ele faz um passeio pelo nosso organismo. Absorvida pelo sistema gastrointestinal, a medicação logo é distribuída por todos os tecidos do corpo. Até chegar ao Sistema Nervoso Central. De lá, acontece a sua metabolização. E então a fluoxetina vai para os rins. Por fim, a urina é responsável pela liberação.
Apesar de ocorrer de forma instantânea. Os paciente percebem os impactos da fluoxetina de 2 a 4 semanas após o início do tratamento. Os efeitos esperados são o equilíbrio do humor. Assim como das emoções a partir da regulação hormonal. Além do controle do apetite (a medicação também é muito efetiva no tratamento da compulsão alimentar).
E a fluoxetina para induzir o sono?
Mesmo que uma pequena parcela de pacientes apresente sonolência com seu uso. O cloridrato de fluoxetina não é indicado para promover a indução do sono. Para isso, é necessário fazer uso contínuo de outro tipo de medicação. Geralmente de outras famílias de fármacos. Normalmente, os medicamentos indutores do sono são controlados. E a retenção da receita é necessária para sua comercialização.
Quais medicamentos promovem o sono?
Há os antidepressivos tricíclicos. Por exemplo a amitriptilina. Que possui efeito duplo sobre transtornos emocionais. Bem como provocam o sono. A família dos benzodiazepínicos, como o clonazepam, da mesma forma que o diazepam. Assim como os de outras famílias de medicamentos. Por exemplo, o zolpidem, entre outros. É preciso alertar que muitos destes medicamentos causam dependência e abstinência. Por isso, não faça o seu uso por longos períodos.
Melatonina: o hormônio natural do sono
Além dos psicotrópicos tradicionais. Outra medicação tem dado o que falar quando o assunto é indução do sono. A suplementação oral de melatonina. O grande diferencial da melatonina é que ela é um hormônio natural. Que já é produzido pelo nosso organismo. Mas é produzido em pouca quantidade. Outro ponto positivo, é que ela quase não tem contraindicações. E a grande maioria das pessoas pode fazer o seu uso.
A melatonina é um excelente indutor do sono. Não causa dependência. E seu efeito é sobre o ritmo circadiano do corpo. Fazendo a regulação do relógio biológico como um todo. Ainda que seja um princípio ativo natural. Deve administrar a suplementação oral de melatonina com orientação médica.
Se estiver procurando uma solução para problemas de insônia, a The Men’s é o melhor lugar! Com a Sleep Gummy, uma goma de melatonina com 2mg de concentração a 99,3% de pureza. Você consegue regular seu ciclo de sono e, portanto, dormir melhor!!
Presente para você que chegou até aqui: Use o cupom BLOG10 e ainda ganhe 10% de desconto na sua compra.
The Men’s é a primeira marca masculina de saúde personalizada do Brasil. Nascemos para que todas as pessoas do sexo biológico masculino encontrem soluções para suas questões e inseguranças.
Veja também
Pesquisa:
Redes sociais: