Melatonina com chocolate: Chocosono The Men’s
Compartilhe:
Escrito por:
The Men's
Tempo de leitura:
8 minutos
Criado em:
01/06/2022
Última atualização:
05/11/2024
A melatonina é um hormônio produzido naturalmente pelo nosso corpo. Responsável por regular o ciclo circadiano, que é o mecanismo pelo qual o nosso organismo se organiza entre dia e noite. O chocosono é justamente a junção do “hormônio do sono” (melatonina) com um delicioso chocolate. Perfeito para ser ingerido a noite. Pois ajuda a saciar a vontade de doce. E ainda proporciona uma noite de sono mais tranquila.
Por que a quantidade de pessoas com problemas para dormir aumentou recentemente?
A pandemia afetou o sono de grande parte das pessoas. Por diversos motivos. Segundo um estudo realizado pelo Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer), entre os adultos, 70% tiveram dificuldades para iniciar ou manter o sono.
Já que as mudanças na rotina podem ser um dos fatores que contribuíram para este quadro de insônia. É difícil achar pessoas que não alteraram nada no dia a dia. Após o início da pandemia.
Além disso, o relaxamento nos aspectos de higiene do sono. Como variações no horário de dormir e acordar. E o uso de telas. Também podem contribuir para a insônia.
Ainda existem as questões psicológicas que estão intimamente ligadas à pandemia. Já que é notório que houve um aumento significativo de casos de ansiedade e depressão. Que desse modo, podem estar diretamente ligados à questão do sono.
Grande parte dos pacientes com ansiedade, por exemplo, apresenta hiperexcitação mental. Que pode ocasionar dificuldade para dormir e manter o sono.
A depressão também costuma afetar (e muito) o sono de pessoas diagnosticadas com essa doença. Há uma variação de sintomas em relação a isso. Tem quem apresente dificuldades em pegar no sono. Há quem tenha um sono interrompido. Quem tenha um sono agitado e, consequentemente, não reparador. E ainda aqueles que apresentam sonolência durante o dia.
A importância de um bom sono para ter qualidade de vida
Ao longo da noite. Enquanto estamos dormindo. É o momento em que o corpo é “restaurado”. É durante o sono que regulamos o metabolismo. E as energias são recarregadas. Esses são dois pontos importantíssimos para manter o corpo e a mente saudáveis.
Dormir com qualidade e por um tempo adequado proporciona diversos benefícios à saúde. Fortalece o sistema imunológico. Libera a produção de alguns hormônios. E consolida a memória.
Através de um sono reparador, é possível manter um peso saudável. Bem como, reduzir o risco do desenvolvimento de determinadas doenças. Como diabetes e problemas cardiovasculares. Além de melhorar o estresse.
Quando se tem horas suficientes de sono e com qualidade. As pessoas não apenas se sentem melhor. Mas também aumentam as chances de viver vidas mais saudáveis, ativas e produtivas.
Melatonina e o ciclo circadiano
Conforme citado anteriormente, o ciclo circadiano ou ritmo circadiano é o período de cerca de 24 horas. Sobre o qual o ciclo biológico dos seres humanos se baseia.
A luz e a temperatura influenciam extremamente esse ritmo, por exemplo. É por isso que muitas pessoas adormecem mais facilmente no frio. E/ou precisam de quartos totalmente escuros para conseguirem dormir.
Mas como se dá exatamente o papel da melatonina no ritmo circadiano?
Localizada no interior do cérebro. A glândula pineal é a responsável pela produção da melatonina.
Esse hormônio é extremamente comum entre os seres vivos. E a grande maioria dos animais é capaz de produzi-lo. Uma vez produzida, a melatonina cai na corrente sanguínea. E é transportada para todo o corpo.
O padrão de atividade desse hormônio é bem específico. Seus níveis no sangue são extremamente baixos durante o dia. E aumentam muito ao cair da noite.
Na manhã seguinte, os níveis voltam a ser baixos. E isso se repete todos os dias. Tal fato se dá porque o escuro é o principal estímulo para que a melatonina seja produzida e liberada.
Nosso corpo usa a luz como a principal diretriz do nosso ciclo circadiano.
A questão luminosa explica muita coisa também. Em relação ao porquê é preciso dar um descanso das telas antes de dormir.
É necessário que o nosso corpo por si só produza melatonina e, consequentemente, nos induz ao sono.
Quando os nossos olhos captam a luz. Uma informação neuronal passa por algumas regiões do nosso cérebro. Até chegar na glândula pineal, inibindo a sua ação.
No entanto, quando estamos no escuro. Essa inibição não ocorre mais, permitindo que a pineal possa ser ativada e secrete esse hormônio. É por conta disso que a melatonina sempre foi considerada o “hormônio do sono”.
Chocolate e melatonina são complementares?
Pode se dizer que sim. O chocolate influencia o humor, por conta da presença do aminoácido triptofano, responsável pela produção do neurotransmissor serotonina, também conhecido como o “hormônio da felicidade”.
A serotonina atua de maneira a regular o apetite, ritmo cardíaco, temperatura corporal, sono e, consequentemente, o humor.
Quando a serotonina é encontrada em baixos níveis no nosso corpo, pode causar ansiedade, dificuldades para dormir e até mesmo depressão.
É por isso que o chocolate e a melatonina são complementares. O chocolate está diretamente ligado ao “hormônio da felicidade” e a melatonina é o “hormônio do sono”, ou seja, são a combinação perfeita para dormir mais rápido e profundamente, e ainda saciar a vontade de comer doce.
Pode usar melatonina com chocolate em todas as idades?
As crianças tiveram o sono muito afetado pela pandemia, principalmente pela falta de rotina e horários. Com isso, os pais acabam indo pelo mesmo caminho. Já que na grande maioria dos casos o sono dos filhos regem o seu sono.
Sendo assim, o chocosono seria uma ótima alternativa para esses casos, por exemplo. Deixa a melatonina mais “divertida”, já que está envolta em chocolate. Entretanto, é importante ressaltar que a indicação de melatonina para crianças deve ser feita por um médico, é preciso que seja prescrita por profissionais qualificados para tal.
Mas não são só os pais e crianças que podem ver na melatonina uma alternativa para uma boa noite de sono. É comum que idosos tenham indicação para o consumo da melatonina, pois é sabido que o envelhecimento reduz naturalmente a produção desse hormônio.
Mas vale pontuar que não se deve tomar a melatonina em excesso e fora do horário de produção natural do organismo. O que é antes de dormir e à noite. A quantidade ingerida pela pessoa no começo da noite não pode ser grande o suficiente para permanecer no organismo durante o dia. Por isso, é importante estar sempre sendo cuidado por um médico ou especialista, para que esse complemento seja indicado.
A melatonina possui outros benefícios?
Sim, ao mesmo tempo que ajuda a regular o sono, a melatonina possui outros importantes benefícios. São eles:
- Pode aliviar a depressão sazonal;
- Tem ação antioxidante no organismo;
- Aumento da imunidade;
- Pode auxiliar em casos de refluxo gastroesofágico.
A depressão sazonal é um transtorno comum no inverno, principalmente em regiões onde a estação é mais longa, causando tristeza, sono excessivo, entre outras questões.
A ação antioxidante da melatonina está diretamente ligada ao aumento da imunidade. O que previne diversas doenças e ainda auxilia no tratamento de outras, como enxaqueca e fibromialgia, por exemplo.
A melatonina pode auxiliar em casos de refluxo gastroesofágico porque ajuda a reduzir a produção de ácido no estômago e os índices de óxido nítrico (substância que induz o relaxamento do esfíncter do esôfago).
Chocosono sacia a vontade de doce
É comum aparecer uma vontade de doce insaciável no fim da tarde, e existe uma explicação científica para isso.
Esse desespero pelo doce que comumente aparece mais ou menos no mesmo horário, no cair da tarde, ou início da noite, é por causa da queda de serotonina. Serotonina, como explicado anteriormente, também conhecida como “hormônio da felicidade”.
Outro momento também caracterizado pela ávida vontade de comer doce é após o almoço ou jantar. No caso do jantar, há pessoas que ficam receosas em comer chocolate por causa de conter cafeína.
No entanto, o Chocosono conta com um chocolate funcional em baixa quantidade calórica. Por isso e graças a essa combinação perfeita do chocosono, que atrela a melatonina ao cacau, seus problemas acabaram!
Melatonina com chocolate: É possível se deliciar sem se preocupar com a balança
O Chocosono é a mistura perfeita do chocolate ao leite com a melatonina. E porque não é preciso se preocupar com a balança? O nosso corpo gasta, em média, 43 calorias por hora de sono, então, com uma boa noite de sono é possível queimar todo o saquinho de Chocosono.
Os ingredientes do Chocosono são: açúcar, leite em pó integral, massa de cacau, manteiga de cacau, gordura vegetal, emulsificantes: lecitina de soja e ésteres de ácido ricinoléico interesterificado com poliglicerol, melatonina (99,3% de pureza), e aromatizantes.
Vale ressaltar para os alérgicos que contém derivados de leite e de soja. E, para os diabéticos, o Chocosono original contém açúcar. Mas a versão zero açúcar chegará em breve.
Chocosono apoia quem precisa de ajuda
Com a pandemia, houve um aumento de 25% na prevalência global de ansiedade e depressão. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Uma das principais explicações para isso foi o aumento do nível de estresse e, consequentemente, o aumento de relatos sobre insônia. Noites mal dormidas e falta de disposição ao longo do dia.
Por isso, doaremos 1% de todas as vendas de chocosono para projetos sociais focados em saúde mental.
Não deixe de conferir essa novidade. Inédita no mercado. Chocosono. Além de ser delicioso, auxilia na regulação do sono e sacia a vontade de doce a noite.
Presente para você que chegou até aqui: Use o cupom BLOG10 e ainda ganhe 10% de desconto na sua compra.
The Men’s é a primeira marca masculina de saúde personalizada do Brasil. Nascemos para que todas as pessoas do sexo biológico masculino encontrem soluções para suas questões e inseguranças.
Veja também
Pesquisa:
Redes sociais: