/ Sono / Conheça 5 motivos que te deixam sem sono

Conheça 5 motivos que te deixam sem sono


sem sono

Compartilhe:


Escrito por:
The Men's

Tempo de leitura:
4 minutos

Criado em:
20/10/2021

Última atualização:
17/01/2023

Ficar sem sono é um problema que afeta muitas pessoas. De acordo com a Associação Brasileira de Medicina do Sono (ABMS), 75% dos brasileiros apresentam dificuldades na hora de dormir. Essa condição costuma ser diretamente associada à insônia. Mas, você sabia que existem outros fatores que podem influenciar a falta de sono? Ansiedade, depressão, problemas musculares e de articulação, por exemplo artrite. Bem como ambientes inadequados.

Por outro lado, a dificuldade em adormecer também pode ter relação com a idade e problemas bucais. Por exemplo, o bruxismo. Assim como outros tipos de distúrbios do sono desde a narcolepsia até o terror noturno. Para que comprove que não é só insônia, conheça 5 condições que motivam a falta de sono.

 

1- Alteração do sono com o envelhecimento

Você sabia que à medida que envelhecemos, é normal perdermos a capacidade de manter um sono regular? Com o passar dos anos, o paciente idoso percebe algumas mudanças no ritual noturno. Entre elas: a demora para dormir, sono leve, além de acordar com mais frequência à noite. Na maioria dos casos, a quantidade de sono necessária para um descanso satisfatório também reduz.

Segundo a Associação Brasileira de Medicina do Sono (ABMS), ficar sem sono na melhor idade se deve à diminuição da melatonina. Hormônio que induz o corpo ao sono. Outros problemas relacionados à idade e que atrapalham na hora de dormir são: Alzheimer, Síndrome das Pernas Inquietas bem como insônia do idoso.

 

2 – O bruxismo pode deixar você sem sono

O bruxismo é um distúrbio caracterizado pelo ranger dos dentes. Não existe uma causa 100% definida. Mas pode ser agravada pelo estresse, ansiedade e problemas neurológicos. Essa complicação pode deixar os pacientes com problemas para dormir. Por causa de alguns sintomas. Que vão desde a dor de dente, por conta do desgaste do esmalte dentário. Até incômodos nos músculos da face e do pescoço.

Caso a sua insônia esteja relacionada a esses desconfortos. A melhor solução é procurar um dentista para que inicie o tratamento do bruxismo. A terapia mais indicada é o uso de um aparelho intra-oral, conhecido como placa miorrelaxante. Que protege os dentes assim como todas as outras estruturas de suporte. Com esse cuidado, o paciente consegue evitar a quebra e até mesmo a queda dentária.

 

3 – Síndrome das pernas inquietas (SPI)

Outro problema que deixa qualquer pessoa sem sono é a Síndrome das pernas inquietas (SPI). Essa complicação atinge 5% da população geral, segundo a ABMS. Se caracteriza na movimentação irreversível dos membros inferiores acompanhado de sensações de “arrastamento” das pernas. Esses movimentos involuntários causam despertares noturnos, levando à insônia, irritabilidade assim como cansaço mental ao longo do dia.

 

4 – Sem sono? Pode ser narcolepsia

Não conseguir dormir à noite pode ocorrer pelo ato de dormir várias vezes ao longo do dia. Essa condição é conhecida como narcolepsia. Caracteriza-se por um quadro de sonolência diurna excessiva com uma tendência de cair no sono em horas inapropriadas. Esta vontade excessiva de dormir pode desencadear-se por situações de estresse. E, de fato, não costuma ser resolvida com reposição de 8 horas de sono à noite. Fique atento aos sinais da narcolepsia e consulte um especialista para que tenha o melhor tratamento desse problema.

 

5 – Terror noturno

O terror noturno pode ser outra causa da falta de sono. Esse distúrbio acontece em crianças de 3 a 7 anos que choram e gritam muito enquanto dormem. As causas desse problema não são bem estabelecidas. Mas, podem estar relacionadas a muitas complicações de saúde. Por exemplo, febre, atividade física excessiva, estresse emocional ou consumo de cafeína.

Se o seu filho vem passando por isso, é importante procurar ajuda profissional! O terror noturno pode ser diagnosticado por um pediatra ou psiquiatra especializado em crianças e não possui tratamento específico. A melhor solução é estabelecer uma rotina de sono e reduzir o estresse com acompanhamento de um psicólogo semanalmente.

Agora você sabe que existem muitos fatores que podem motivar a perda de sono que vão além da insônia. Se um deles estiver acontecendo na sua rotina, procure um especialista para receber o melhor tratamento!

 

Como dormir melhor?

Uma dica que pode ajudar a dormir melhor é investir na suplementação de melatonina. Essa substância, conhecida como o hormônio do sono, ajuda a evitar os episódios de insônia, acarretando o relaxamento do corpo e da mente de forma mais rápida. Uma forma de incluir a melatonina na hora de dormir é optar por um medicamento em forma de Gummy, as famosas jujubas. Além de uma experiência saborosa, você vai ver como o seu dia vai ficar mais produtivo e cheio de disposição!

 

Banner para consulta médica gratuita The Men’s

Logo

The Men’s é a primeira marca masculina de saúde personalizada do Brasil. Nascemos para que todas as pessoas do sexo biológico masculino encontrem soluções para suas questões e inseguranças.

www.themens.com.br

Veja também