O que é sonilóquio?
Compartilhe:
Escrito por:
The Men's
Tempo de leitura:
4 minutos
Criado em:
17/11/2021
Última atualização:
17/01/2023
Falar dormindo é uma realidade para muita gente. E o pior, muitas pessoas não fazem a menor ideia disso, principalmente se dormem sozinhas. De acordo com estudos realizados pela revista Sleep Medicine, cerca de 66,8% das pessoas falam ou irão falar durante o sono. O que corresponde a cerca de um terço de nós. Esse distúrbio do sono chamado sonilóquio pode ser perturbador. Mas, existem alternativas para resolver o problema sem sofrimento.
Sonilóquio: causas que te levam a falar quando dorme
Conversar dormindo é um distúrbio do sono REM, estágio final do sono responsável pela criatividade e pelos sonhos. Alguns fatores podem facilitar o sonilóquio. Uso de medicamentos específicos (como calmantes, por exemplo), estresse, ansiedade, ingestão de bebida alcoólica, abuso de substâncias e privação do sono.
Pessoas com transtornos mentais ou psicológicos como depressão, transtorno bipolar ou ansiedade generalizada têm maior tendência a desenvolver o sonilóquio. Outro fator que pode levar alguém a falar enquanto dorme é o transtorno do estresse pós-traumático, que acontece após eventos traumatizantes, como um acidente ou assalto. Transtornos do sono como sonambulismo e terror noturno também podem ser motivações para o problema.
Quais os sintomas do sonilóquio?
Falar durante a noite geralmente costuma ser o único sintoma desse distúrbio. Porém, como isso acontece enquanto estamos inconscientes, pode ser difícil perceber o problema. Geralmente, a suspeita surge a partir do comentário de alguém que dorme na mesma cama ou no mesmo ambiente da pessoa sonilóquia. Se dormir sozinho, dificilmente o sono será notado em outro cômodo da casa, pois na imensa maioria das vezes o ruído emitido é bem baixo.
Estou falando dormindo. É perigoso?
Na verdade, falar dormindo é um problema que não demanda grandes preocupações e é geralmente inofensivo. Muitas vezes, a pessoa fala em linguagem ininteligível ou forma frases fora de contexto, que não fazem nenhum sentido. Porém, apesar de não ser uma doença nem causar riscos, o ato de falar dormindo pode ser vergonhoso e até mesmo constrangedor, dependendo do teor ou do assunto falado durante o sono. Quando se dorme com um parceiro ou parceira, o sonilóquio também pode ser incômodo para quem acompanha e até mesmo prejudicar o sono de ambas as partes.
Como parar de falar dormindo?
Com relação ao sonilóquio, tratamento é algo difícil de precisar. Isso porque o distúrbio não é caracterizado como uma doença e portanto, não há necessidade de um acompanhamento específico. Porém, algumas boas práticas podem ajudar quem fala dormindo e quer parar com o hábito. A maioria dos fatores que contribuem para não falar enquanto dorme estão relacionados à higiene do sono. Por isso, algumas mudanças simples na rotina podem bastar para resolver o problema:
- evitar cafeína e estimulantes após às 17h;
- criar um ambiente agradável, com roupas de cama, pijama e travesseiros confortáveis;
- manter o quarto escuro durante à noite;
- evitar dispositivos eletrônicos como o smartphone e a TV antes de dormir;
- dormir sempre no mesmo horário, estabelecendo uma rotina até mesmo nos fins de semana.
Como lidar com pessoas que falam dormindo?
Para quem tem o sono leve, dormir com alguém que sofre com o sonilóquio pode não ser nada fácil. Primeiramente, saber por que a pessoa fala dormindo é muito importante: a pessoa anda muito estressada? Tem insônia? Está passando por um período difícil? Isso sempre acontece ou é muito esporádico? Entenda como você pode ajudar nas motivações que podem gerar o ato de falar durante o sono.
Se for um caso recorrente, algumas práticas podem te ajudar a ter um sono tranquilo e sem interrupções. Fones ou protetores de ouvido confortáveis podem ser uma alternativa simples e eficaz. Caso não se adapte a eles, você pode tentar um emissor de ruído branco ou deixar o ventilador ligado, pois o ruído do ambiente irá inibir a voz da pessoa com quem se está dormindo. Porém, se ainda assim você permanecer muito incomodado, dormir em um ambiente diferente pode ser a melhor opção.
Se sente muito cansado?
A suplementação com melatonina pode te ajudar! A melatonina, conhecida com hormônio do sono, é responsável pela regulação do seu relógio biológico. Apesar de produzirmos ela naturalmente, isso é feito em pouca quantidade, então uma suplementação é muito bem vista para melhorar a qualidade das suas noites de sono.
Na The Men’s, foi desenvolvida a primeira melatonina em goma do Brasil, a Sleep Gummy. Essa goma gelatinosa que conta com 2mg de melatonina, auxilia na regulação do seu ciclo circadiano e na indução do seu sono!
The Men’s é a primeira marca masculina de saúde personalizada do Brasil. Nascemos para que todas as pessoas do sexo biológico masculino encontrem soluções para suas questões e inseguranças.
Veja também
Pesquisa:
Redes sociais: