O que é sono polifásico?
Compartilhe:
Escrito por:
The Men's
Tempo de leitura:
4 minutos
Criado em:
14/12/2021
Última atualização:
17/01/2023
Se você pudesse ter um pouco mais de tempo no seu dia, toparia? Essa é a grande aposta de quem pratica o sono polifásico, também chamado de sono intermitente, um padrão de sono diferente do que estamos acostumados a ter todas as noites. Esse tipo de técnica tem dado o que falar e a promessa é de que ela aumenta a produtividade e garante mais tempo para quem pratica. O sono polifásico consiste na divisão do período de sono noturno, de oito horas (que chamamos de monofásico), em pequenos cochilos diários.
Para que serve o sono polifásico?
A intenção é fracionar e reduzir o tempo de descanso, distribuindo-o de forma programada durante o dia, com a intenção de diminuir o tempo de repouso durante a noite. Com isso, a pessoa garante mais produtividade durante o dia e à noite e consequentemente, mais tempo.
Quais as vantagens desse descanso?
Além do ganho de tempo, os adeptos do “como dormir 8 horas em 3 horas” garantem que o novo padrão de sono minimiza o estresse e a ansiedade causados pelas tarefas diárias, já que é possível dar conta de uma quantidade maior de tarefas. Se dedicar a um hobby ou atividade prazerosa, como ler, dançar ou desenvolver um talento para a pintura também costuma estar na rotina de quem vive o sono polifásico graças à distribuição de tempo maior.
Mas e o sono REM?
As fases do sono são muito importantes para a manutenção da saúde, principalmente o sono REM, última fase do ciclo do sono, onde é estimulada a criatividade, a memória, a concentração e o foco, pois nessa fase acontecem os sonhos. Porém, como atingi-la em um sono polifásico? Aí está o verdadeiro pulo do gato: estima-se que uma das vantagens do sono polifásico é atingir a fase REM mais rápido. Ou seja: mais tempo para viver e praticar atividades sem comprometer o desenvolvimento cognitivo.
Tipos de sono polifásico: como fazer?
A calculadora de sono polifásico não é única para todo mundo: há formas diferentes de dividir o sono. Entenda alguns cronogramas e padrões mais comuns:
- Sono bifásico: É o estilo mais comum de sono polifásico. Caracterizado pela divisão de tempo de sono entre um cochilo diurno e uma noite de sono noturna maior;
- Everyman: Um pouco mais intensivo, o everyman é um tipo de divisão em que o indivíduo dorme por um período médio durante à noite (que varia de 3 a 4 horas). E divide o resto do tempo de sono em dois a três cochilos diurnos de 30 minutos;
- Dynamaxion: Aqui, a intenção é de fato reduzir drasticamente o tempo de sono. Não há sono noturno, mas sim quatro cochilos que podem variar de 20 a 30 minutos, podendo assim dormir 2 horas por dia;
- Uberman: Muito semelhante ao dynamaxion, o uberman consiste em tirar seis cochilos de 20 minutos, de 4 em 4 horas.
O ideal é ir devagar e sempre. Comece pelo sono bifásico e só então vá aumentando o ritmo, fazendo uma mudança gradual no seu padrão de sono. Assim, o corpo não sentirá tanto e você terá êxito na prática.
Sono polifásico faz mal?
Muitas pessoas que aderem ao sono polifásico garantem viver mais e melhor e relatam não sentir falta de dormir oito horas por noite. É necessário, porém, uma mudança brusca no estilo de vida, inclusive nos hábitos alimentares, para que a prática tenha sucesso e não impacte de forma drástica na sua rotina.
Sem dúvidas, para os mais conservadores e que gostam de uma boa noite de sono bem dormida, o sono polifásico pode parecer algo de outro mundo. A grande verdade é que, apesar de ser tentador e muito interessante ter mais tempo e produtividade durante o dia (e ao longo da vida), o sono intermitente pode ser prejudicial para a saúde.
Os efeitos de dormir menos podem variar e fazer com que o feitiço vire contra o feiticeiro. Em busca de aliviar a tensão, a privação de sono pode aumentar ainda mais o estresse e desenvolver crises de ansiedade. O ciclo circadiano também é afetado. Já que o corpo não se habitua mais a responder à luz do dia e ao escuro da noite para estabelecer o tempo de vigília-sono. Antes de entrar de cabeça nesse método, é importante consultar um médico do sono ou profissional especializado para orientá-lo na busca por um repouso menor.
Como voltar a rotina após praticar essa técnica?
A melatonina pode ajudar! A suplementação com o hormônio do sono auxilia na regulação do relógio biológico. Uma nova forma de ingerir a melatonina é em forma de gummy, os famosos ursinhos. A The Men’s lançou a primeira gummy de melatonina do Brasil, a Sleep Gummy!
Presente para você que chegou até aqui: Use o cupom BLOG10 e ainda ganhe 10% de desconto na sua compra.
The Men’s é a primeira marca masculina de saúde personalizada do Brasil. Nascemos para que todas as pessoas do sexo biológico masculino encontrem soluções para suas questões e inseguranças.
Veja também
Pesquisa:
Redes sociais: