O que é sono REM?
Compartilhe:
Escrito por:
The Men's
Tempo de leitura:
4 minutos
Criado em:
21/10/2021
Última atualização:
17/01/2023
Nada como deitar a cabeça no travesseiro, dormir e sonhar com coisas boas, não é mesmo? O que muitos não sabem é que o conhecido “sétimo sono” na cultura popular tem nome e sobrenome: é a fase REM do sono, ou sono REM. Ele se caracteriza como o período mais profundo do descanso noturno e é muito importante para a saúde do organismo. Entenda melhor como funciona o ciclo circadiano do sono, o que é sono REM e qual a importância de atingi-la enquanto dormimos.
Sono REM e sono não REM: qual é a diferença?
O sono humano possui estágios diferentes conforme sua profundidade. Sabe aquela diferença entre um leve cochilo e uma noite dormindo profundamente? Isso ocorre porque não dormimos de forma igual. De acordo com o Instituto do Sono, em geral, passamos por quatro estágios ao dormir, todos eles muito importantes para a nossa saúde. Entenda um pouco mais sobre eles.
Sono N1 (ou não REM 1):
O estágio 1 é aquele em que acabamos de deitar, o que chamamos popularmente de “pegando no sono”. Ainda mantém-se o estado de vigília (ou seja, ainda acordado). É a fase do “cochilo” e serve para preparar o corpo para o descanso: os batimentos cardíacos desaceleram, os músculos relaxam e o movimento dos olhos começam a ficar lentos (daí o nome REM, que em inglês é uma sigla para Rapid Eyes Movement, “movimento rápido dos olhos”). Esse estágio dura entre 1 e 5 minutos.
Sono N2:
Na fase 2, o corpo já relaxado se prepara para o sono profundo e faz com que você não acorde com facilidade ao ouvir um carro na rua ou o som de uma panela de pressão chiando. Os músculos e os batimentos cardíacos relaxam ainda mais e os olhos param de se mover, preparando o corpo para o sono profundo. Esse estágio dura entre 10 e 60 minutos.
Sono N3:
Aqui, chegamos ao chamado sono profundo, que é extremamente necessário para o descanso do corpo. Os batimentos cardíacos, a respiração, os músculos e as ondas cerebrais estão todos em ritmo bem lento, deixando o organismo relaxar. Essa fase do sono dura de 20 a 40 minutos.
Sono REM:
O sono REM é o mais difícil de atingir, e em idade adulta, só é alcançado após no mínimo 90 minutos. É o estágio onde acontecem os sonhos, e há uma reviravolta no corpo: os movimentos oculares ficam rápidos (mesmo com as pálpebras fechadas), as ondas cerebrais ficam intensamente ativas e os movimentos cardiorrespiratórios aumentam consideravelmente, bem como a pressão arterial. No entanto, há uma inatividade dos músculos – o que impede que você se mexa. A fase do sono REM é importantíssima para fixar as memórias e todo o aprendizado absorvido ao longo do dia, estimular a criatividade e até mesmo prevenir doenças cardíacas e outros transtornos mentais, como ansiedade e depressão. Ele dura entre 10 e 60 minutos.
A importância do ciclo circadiano no sono
Você sabe o que é ciclo circadiano? Também chamado de ritmo circadiano, em suma, ele é o nosso relógio biológico, que define o período em que estamos de vigília (acordados) e dormindo. O ciclo circadiano humano é definido pela luminosidade do dia e da noite, recebido pela retina dos olhos, e estabelece o ritmo de funcionamento do corpo como um todo: frequência cardíaca e respiratória, pressão arterial, frequência urinária, metabolismo e afins. Manter um ciclo circadiano saudável (dormindo à noite e se mantendo acordado durante o dia) é fundamental para chegar ao sono REM.
A falta do sono REM
O estágio final do sono não só é importante, mas necessário para o funcionamento do corpo humano. A ausência de sono REM pode desenvolver problemas de saúde como enxaqueca, estresse, ansiedade e obesidade. A idade também é um fator que pode modificar o sono REM, pois ele diminui a partir do momento em que ficamos mais velhos. A insônia e os distúrbios do sono podem prejudicar a chegada do REM.
Como atingir o sono REM?
Não é possível controlar o próprio sono, mas alguns hábitos podem fazer a diferença na hora de atingir o sono REM: manter o celular longe da cama durante a noite, bem como TV e outros eletrônicos; evitar o consumo de cafeína e açúcar; reduzir o álcool e o tabagismo; manter a luz do ambiente escura antes de dormir, para que o corpo reconheça o momento de descanso.
Outra coisa que pode te ajudar a atingir o sono REM é a suplementação oral de melatonina. O grande diferencial da melatonina é que ela é um hormônio naturalmente produzido, mas que vai diminuindo com a idade. Outro ponto positivo, é que ela quase não tem contraindicações e pode ser utilizada pela grande maioria das pessoas.
Aqui na The Men’s, lançamos a primeira melatonina em goma gelatinosa do país, a Sleep Gummy. Além disso, nossos clientes contam com acompanhamento médico gratuito durante todo o tratamento!
Presente para você que chegou até aqui: Use o cupom BLOG10 e ainda ganhe 10% de desconto na sua compra.
The Men’s é a primeira marca masculina de saúde personalizada do Brasil. Nascemos para que todas as pessoas do sexo biológico masculino encontrem soluções para suas questões e inseguranças.
Veja também
Pesquisa:
Redes sociais: