O que pode ser sono excessivo?
Compartilhe:
Escrito por:
The Men's
Tempo de leitura:
3 minutos
Criado em:
04/11/2021
Última atualização:
17/01/2023
Você costuma sentir sono excessivo ao longo do dia? Fique sabendo que esse pode ser um sinal de hipersonia. Um raro distúrbio do sono motivado por maus hábitos na rotina, como uso da maconha e ingestão de álcool. Assim como problemas emocionais e falta da higiene do sono. Além do não tratamento de doenças subjacentes, como, por exemplo, a narcolepsia e a apneia.
O que causa sono excessivo?
Embora seja caracterizada pelo sono excessivo ao longo do dia, a hipersonia também apresenta outras particularidades bem sutis, que passam despercebidas durante o dia. Entre elas está a indisposição, a famosa vontade de não fazer nada.
Esse problema pode ser causado pela falta de sono, jetlag, esforço extremo, uma refeição pesada, uso de álcool e maconha bem como pode ser sintoma de uma gravidez. Para que entenda a real causa desse distúrbio do sono, fique atento aos seus hábitos e ao conjunto de sintomas que vão além do sono excessivo.
Saiba quais são os tipos de hipersonia
- Hipersonia idiopática com sono prolongado: causa sono excessivo, constante e diário, podendo persistir por meses. Desse modo, a pessoa com esse tipo de doença pode dormir por 12 ou 14 horas direto.
- Hipersonia idiopática com sono reduzido: o sono dura entre 6 e 10 horas e com dificuldade de acordar, podendo variar com rápidos cochilos ao longo do seu dia. Mas, a pessoa se sente cansada e com sono o tempo todo.
Quais os sintomas da hipersonia?
- Indisposição;
- Falta de energia;
- Sono excessivo;
- Falta de atenção e foco;
- Fala lenta;
- Dificuldade em focar nos pensamentos;
- Não consegue tomar decisões;
- Perda de concentração;
- Esquecer coisas a todo momento;
- Cansaço ao longo do dia;
- Irritabilidade;
- Inquietação;
- Ansiedade;
- Falta de apetite.
Como saber se eu tenho?
Se você deu match com todos os sintomas acima, sem dúvida está desconfiado do quadro de hipersonia, certo? Neste caso, primeiramente deve procurar um especialista em medicina do sono. Como um neurologista, por exemplo. Só esse profissional é capaz de emitir um diagnóstico concreto do distúrbio. Na anamnese, o especialista levará em conta, além dos sinais que o paciente vem sentindo no decorrer dos dias, o seu histórico de saúde.
Ele também deve solicitar exames de sangue para avaliar se a causa da hipersonia pode estar relacionada com outras complicações, como, por exemplo, anemia ou alterações hormonais. Além disso, o médico pode solicitar que o paciente responda o questionário de sonolência de Epworth. O documento tem como objetivo avaliar essa vontade excessiva da pessoa dormir durante o dia. Outros exames também podem ser solicitados, bem como:
- Polissonografia;
- Teste de latência múltipla do sono.
Esses são específicos para o monitoramento da atividade do cérebro, acompanhar os movimentos dos olhos e das pernas, além de funções respiratórias e os níveis de oxigênio enquanto o paciente dorme.
Como acabar com o sono excessivo?
Diagnosticada a hipersonia, o neurologista especialista do sono vai indicar o melhor tratamento para o seu caso. Isso porque a terapia e os cuidados desse distúrbio podem variar muito de pessoa para pessoa. No caso de um distúrbio leve, o profissional deve recomendar uso de remédios estimulantes para o paciente ter uma vida mais ativa de dia e se sentir mais sonolento à noite. Já nos casos mais intensos de hipersonia, o tratamento deve ser feito com remédios mais fortes e específicos para tratar o problema de saúde que está motivando todo esse sono excessivo.
Quais as melhores bebidas estimulantes?
Apesar de serem famosos por seus efeitos estimulantes, apostar nos energéticos pode não ser a melhor escolha para a sua saúde. Ao invés disso, é muito interessante experimentar os chás energizantes, como o Chá Daily Boost da The Men’s. Por serem feitos a partir de ervas naturais, é uma alternativa muito mais saudável, além de haver diversos relatos de seus resultados na inibição do sono e melhora na disposição!
Presente para você que chegou até aqui: Use o cupom BLOG10 e ainda ganhe 10% de desconto na sua compra.
The Men’s é a primeira marca masculina de saúde personalizada do Brasil. Nascemos para que todas as pessoas do sexo biológico masculino encontrem soluções para suas questões e inseguranças.
Veja também
Pesquisa:
Redes sociais: