Posição para dormir
Compartilhe:
Escrito por:
The Men's
Tempo de leitura:
11 minutos
Criado em:
04/11/2022
Última atualização:
24/01/2023
Posições para dormir: guia para melhorar a qualidade do sono
Na busca por noites de sono de qualidade, muito se questiona sobre a posição correta para dormir, que nem sempre é a que nos sentimos mais confortáveis. Como dormimos em média de 6 a 8 horas por noite, ter uma boa postura nesse momento é crucial para que ocorra o correto descanso e se evite dores, mal estar e problemas musculares. Neste post, criamos um manual para te ajudar com isso.
Qual a melhor posição para dormir?
De lado é a melhor posição para dormir, sendo ainda mais benéfica caso seja virado para o lado esquerdo. O ideal é usar um travesseiro confortável no pescoço, na altura do ombro, e colocar um outro mais fino entre as pernas semi-flexionadas. Desse modo, a coluna fica corretamente alinhada e dores nas costas e no pescoço são evitadas.
São vários os estudos que listam uma série de vantagens dessa posição para a saúde e bem estar, pois além de ajudar a ter uma boa noite de sono tranquilo, auxilia o fluxo correto de várias funções do organismo.
Segundo um estudo realizado na Universidade de Stony Brook e na Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, dormir de lado é bom para o cérebro, pois beneficia a drenagem linfática do sistema nervoso central e favorece a eliminação do excesso de proteínas, vitaminas, gorduras e resíduos nocivos à saúde, garantindo o volume e a pressão sanguínea constantes e ajudando no melhor funcionamento do sistema imunológico.
5 benefícios de deitar do lado esquerdo
- Melhora a digestão
Dormir virado para o lado esquerdo auxilia o sistema digestivo em dois pontos. Primeiramente, facilita a movimentação dos alimentos do intestino para o cólon, e assim, acelera a evacuação logo nas primeiras horas da manhã. Além disso, essa posição ajuda no processo de produção de enzimas pelo pâncreas, as quais participam da digestão.
- Ajuda a diminuir o refluxo e a azia
O refluxo e a azia noturna podem ser aliviadas dormindo-se do lado esquerdo. O motivo é que, como o estômago está localizado majoritariamente do lado esquerdo do corpo, deitar deste lado dificulta a volta do ácido estomacal e previne que o mesmo atinja o esôfago, aliviando, assim, a azia e refluxo noturno.
- Elimina as toxinas do organismo
Dormir virado para este lado auxilia também na eliminação de toxinas do organismo, uma vez que essa posição contribui para o sistema linfático trabalhar de forma mais eficaz. Além disso, há melhora da circulação sanguínea, da digestão e do fluxo da bílis.
- Ativa a circulação de sangue
Como foi dito anteriormente, dormir do lado esquerdo estimula significativamente a circulação sanguínea. O principal benefício dessa ativação é a baixa da pressão arterial, resultado da ação da gravidade facilitando a circulação do sangue por meio da artéria aorta. Vale ressaltar também que a maior parte do coração está localizada do lado esquerdo do corpo.
- Diminui as dores nas costas e no pescoço
Se você sofre de dores nas costas, essa posição é mais indicada para o seu caso! Dormir para o lado esquerdo ajuda a aliviar o peso sobre a espinha dorsal, e isso ameniza as dores nas costas, especialmente quem tem dores crônicas na região. Os incômodos no pescoço, braços e lombar também são amenizados.
Dormir do lado esquerdo é indicado para todas as pessoas?
Se você chegou até aqui e já está pensando em como será sua noite dormindo do lado esquerdo, fique atento, pois nem todo mundo pode investir nessa posição.
Para as pessoas que possuem problemas cardíacos ou tiveram um derrame, o melhor é dormir do lado direito do corpo, pois assim, a frequência cardíaca e a pressão arterial serão reduzidas. Nestes casos específicos, dormir para o lado esquerdo pode ter um efeito negativo no sistema nervoso, responsável pelo batimento cardíaco e pressão arterial.
Barriga para cima: solução para quem não consegue dormir de lado
Se você tem dificuldade para dormir de lado, a melhor saída, neste caso, é de barriga para cima. O segredo para ter uma boa e confortável noite de sono nessa posição é utilizar dois travesseiros: um travesseiro mais baixo, sob o pescoço, e outro por baixo dos joelhos, para não causar incômodo na lombar e alinhar a cabeça, pescoço e coluna no colchão, prevenindo qualquer tipo de incômodo.
Esta é uma boa opção para quem possui dores nos ombros, está com alguma ferida no rosto ou se está em tratamento antirrugas. Isso porque essa posição não estimula o surgimento de rugas, como as outras, em que o rosto fica pressionado no travesseiro e, ao longo do tempo, isso pode causar enrugamentos.
Desvantagens de dormir de barriga para cima: dores na lombar, ronco e apnéia
Apesar de ser uma das posições mais comuns, pessoas com dores na região lombar podem se incomodar ao ficar nessa posição por um longo tempo, pois essa região acaba sendo pressionada.
Ainda, ao dormir para cima, a língua tende a relaxar e deslizar para trás, dificultando a passagem de ar pela garganta, favorecendo o ronco e apneia do sono. Logo, essa posição deve ser evitada por quem tem apneia e por gestantes, que podem ter maior dificuldade de respirar nessa posição.
Dormir de bruços, que mal tem?
Mesmo sendo sinônimo de conforto para algumas pessoas, dormir de barriga para baixo é a posição mais prejudicial e menos indicada para dormir.
A coluna não fica ereta e não possui nenhum tipo de apoio, causando uma pressão na mesma, o que pode resultar em incômodos e dores no dia seguinte.
O pescoço também fica desalinhado, uma vez que ele deve ficar virado para poder respirar, e assim, você poderá amanhecer com o pescoço dolorido.
Quando dormir de bruços?
Essa posição pode amenizar roncos e sintomas da apneia do sono, assim como pode beneficiar pessoas com hérnia de disco ou doença degenerativa do disco.
É preciso, contudo, tomar alguns cuidados para que não haja nenhum problema futuro no pescoço ou na coluna, tais como:
- deixe a coluna mais uniforme colocando um travesseiro fino sob os quadris e abdômen;
- durma sem travesseiro ou com um travesseiro plano para evitar a inclinação do pescoço e, consequentemente, o desalinhamento do mesmo e da coluna;
- mantenha as pernas retas e abaixadas para evitar dores no dia seguinte.
Conchinha: a posição dos românticos é saudável?
Você gosta de dormir de conchinha? Essa é uma posição que também divide opiniões, uma vez que pode ser aconchegante nos primeiros minutos, porém logo resulta em uma série de desconfortos para ambas as pessoas envolvidas.
A maior reclamação vem principalmente daquele que fica na posição da concha maior, o que abraça.
Vantagens em dormir de conchinha
Não é à toa que essa posição é adorada pelos casais, uma vez que existem diversos estudos que comprovam cientificamente os benefícios de se dormir nessa posição, principalmente em relação às taxas hormonais, com destaque para o cortisol e a ocitocina.
Uma pesquisa desenvolvida pela Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, comprovou o decréscimo dos níveis de cortisol na corrente sanguínea ao se dormir de conchinha junto com a pessoa amada, sendo o cortisol, o hormônio responsável pelo estresse.
Esse resultado se dá em razão da sensação de segurança e proteção ao se dormir com alguém que se gosta. Consequentemente, o organismo não encontra mais a necessidade de produzir o cortisol, pelo corpo estar mais relaxado.
Dormir nessa posição estimula também a produção da ocitocina, hormônio que também é liberado durante uma relação sexual. Nesse contexto, ela promove o relaxamento para uma boa noite de sono, auxilia no combate a inflamações e no funcionamento do sistema digestivo.
Mesmo que essa posição seja mantida apenas no início da noite, já traz benefícios, dado que contribui de maneira positiva para fortalecer os laços e a intimidade do casal.
Desvantagens em dormir de conchinha
Como nem tudo são flores, em se tratando de postura, a conchinha não é a mais favorável para pessoas que sofrem com dores na coluna, nos ombros e nos braços.
A pessoa que se encontra na concha maior, tende a abraçar o parceiro, tendo um de seus braços pressionados na cama. Essa pressão pode gerar um bloqueio no nervo radial e na circulação, causando dormência, formigamento e dor ao longo do tempo. Erguer o braço acima da cabeça também não é a melhor escolha, pois sobrecarrega os ombros e pescoço e pode causar dores.
Para quem fica na frente, também existem desvantagens, pois a cabeça apoiada no braço do parceiro tende a desalinhar o pescoço com a coluna, podendo provocar problemas futuros ou dores nessa região. Recomenda-se apoiar a cabeça diretamente no travesseiro.
A melatonina e a relação com o sono de qualidade
Se você já encontrou a melhor posição para dormir e ainda assim não consegue ter um sono de qualidade, pode ser falta de melatonina no organismo, o hormônio do sono.
Esse hormônio é produzido pela glândula pineal, no cérebro, e é liberado na parte da noite para auxiliar no regulamento do ciclo circadiano do organismo. Ela não é uma substância que faz dormir, mas um sinalizador de que é hora de deitar, além de ser antioxidante e participar do processo de reparação das células.
A suplementação com melatonina ajuda a corrigir algumas irregularidades do sono, como um atraso no sono, amenizar jet lag, reajuste de rotina ou até mesmo idosos com dificuldades ao dormir, uma vez que a produção desse hormônio é reduzida com a idade.
A melatonina tem uma ação sistêmica, ou seja, não age somente para regularizar o sono, mas pode influenciar até mesmo na síntese de insulina e no sistema imunológico.
Aqui na The Men’s, temos a Sleep Gummy, a primeira melatonina em goma do Brasil! Ela é composta de pequenas gomas de gelatina com 2 mg de concentração, saborizada e com formato divertido, e que tem o intuito de regular o sono e melhorar a qualidade do descanso.
A absorção das Gummies no organismo, além de ser mais rápida do que comprimidos ou cápsulas, também é mais natural, uma vez que a melatonina já é reconhecida pelo corpo.
Na The Men’s, temos uma plataforma de telemedicina para te ajudar com a saúde das suas noites de sono, você consegue realizar uma avaliação médica gratuita e online!
Presente para você que chegou até aqui: Use o cupom BLOG10 e ainda ganhe 10% de desconto na sua compra.
FAQ
Não se deite se estiver em crise de labirintite, pois isso pode agravar os sintomas. Procure um lugar arejado, sente-se e olhe para um ponto fixo. Quando melhorar, procure um médico.
Dormir de lado ajuda a aliviar as dores provocadas pelos gases, pois auxilia o trânsito dos gases pelo intestino, sendo eliminado mais facilmente. Deitar com as pernas elevadas também pode auxiliar na eliminação dos mesmos, assim como se posicionar de barriga para cima e elevar os joelhos acima da barriga. A ingestão de água e massagens abdominais também evitam os gases na hora de dormir.
Alinhe seu corpo de lado para que as vias nasais fiquem livres para o ar passar durante a noite. Dormir de barriga para cima faz com que a língua deslize em direção à garganta, obstruindo parcialmente (ou totalmente) a passagem de ar.
A melhor posição para gestante é, preferencialmente, do lado esquerdo, pois esta posição melhora o funcionamento dos rins, auxiliando na eliminação de substâncias tóxicas. Além disso, ao final da gravidez, o útero se encontra mais pesado, e ao dormir do lado direito, é possível que haja uma pequena diminuição da circulação de sangue para a placenta, podendo reduzir a quantidade de oxigênio e nutrientes para o bebê.
Dormir de bruços beneficia pessoas com hérnia de disco, porém é preciso tomar alguns cuidados para que a coluna e o pescoço não fiquem desalinhados
Para dormir com o nariz entupido, eleve sua cabeça. Assim os seios nasais são auxiliados a eliminar a secreção e as vias aéreas se desentopem. Use um travesseiro mais alto, empilhe dois ou mais travesseiros ou eleve a cabeceira da cama.
Variação da postura de lado, tem todos os seus benefícios, porém é preciso ter cuidado para não tensionar as costas em excesso, por longos períodos. Além disso, essa posição restringe a passagem de ar pelo diafragma e pulmões, podendo dificultar a respiração durante o sono.
Ao encontrar uma boa posição para dormir, as chances de ter um sono relaxante só aumentam. Mas se revirar a madrugada inteira, sentindo dores na coluna e no pescoço, pode acabar influenciando em um episódio de insônia. As Sleep Gummies estão aí para te ajudar!
The Men’s é a primeira marca masculina de saúde personalizada do Brasil. Nascemos para que todas as pessoas do sexo biológico masculino encontrem soluções para suas questões e inseguranças.
Veja também
Pesquisa:
Redes sociais: