/ Sono / O que é a terapia do sono?

O que é a terapia do sono?


higiene do sono

Compartilhe:


Escrito por:
The Men's

Tempo de leitura:
4 minutos

Criado em:
11/11/2021

Última atualização:
17/01/2023

Você sabe o que é terapia do sono? Para quem sofre com a insônia e outros distúrbios relativos ao sono, é possível ter ajuda para vencer o problema.

A sonoterapia é um conjunto de práticas aplicadas para melhorar a qualidade do sono e tratar distúrbios de quem tem dificuldades para dormir, como a insônia.

A partir dos tratamentos escolhidos, é possível reeducar o organismo e otimizar diversas funções. Como a liberação de hormônios de forma adequada (como a melatonina, por exemplo) e o estímulo do bom funcionamento do cérebro.

Bem como a melhora da capacidade de memória, concentração e foco. A terapia pode envolver ou não a ajuda de medicamentos ansiolíticos e/ou psicotrópicos e na maioria das vezes um especialista que a conduz.

 

Quais os tipos de terapia do sono?

Apesar de terem a mesma finalidade, esse tratamento não é único. Uma vez que existem diversos tipos de terapia do sono. Que podem ser aplicadas de acordo com as demandas de quem tem dificuldade para dormir. E, certamente, sofre com isso. Confira:

 

Terapia cognitiva comportamental do sono

A terapia cognitiva do sono (também chamada de TCC-I) baseia-se em técnicas que o insone adota para controlar atitudes ou comportamentos que afetam diretamente o sono. Essa intervenção pode ser feita a partir de diários sobre as rotina durante a noite.

Por exemplo, que tipo de pensamentos a pessoa tem ao deitar ou quantas vezes desperta. Indica-se para quem tem quadros de insônia persistente, associadas ou não ao uso de remédios.

Com base nisso, é possível descobrir a causa do problema e tratá-lo de forma adequada. A TCC-I é um método que precisa de um acompanhamento profissional, de preferência um psicólogo ou psicoterapeuta. De acordo com o Instituto do Sono, 80% dos pacientes que adotam a terapia cognitiva se beneficiam do tratamento. Além disso, 40% percebem a remissão da insônia.

 

Terapia de restrição do sono

Muitas vezes, quem sofre com a insônia pode passar muito tempo na cama. Mas não consegue dormir de fato, se revirando durante boa parte da noite. Essa prática consiste em resolver o distúrbio a partir da redução de horas dispensadas na cama. Evitando, então, ficar deitado mais do que 30 minutos sem adormecer. Recomenda-se que a pessoa levante e se movimente após esse período. Praticando algum exercício físico ou de meditação, por exemplo, e somente voltar à cama quanto sentir sono novamente.

 

Higiene do sono

A higiene do sono é uma técnica que pode ser adotada por qualquer pessoa. E obtém bons resultados quando o assunto é atingir um sono de qualidade. Ela se caracteriza pela adoção de hábitos diários que permitem ao organismo reaprender a dormir a partir de uma nova rotina.

Ajustes simples podem fazer toda a diferença na hora de dormir. Por exemplo, manter o ambiente escuro e usar pijamas e roupas de cama confortáveis. Bem como evitar o celular e a televisão pelo menos 45 minutos antes de deitar são hábitos fundamentais para a higiene do sono. Também fazem parte do tratamento evitar refeições pesadas e cafeína após às 17h. Assim como ter uma rotina de exercícios físicos e incluir hábitos relaxantes, como a meditação e a yoga.

 

CPAPS: terapia do sono para respirar melhor

Para muita gente, a qualidade do sono pode ser afetada por hábitos respiratórios inadequados. Exemplos disso são distúrbios como o ronco excessivo. Ou a apneia do sono, que é a interrupção da atividade respiratória durante a noite. Para tratar esse problema, é possível fazer uso do aparelho CPAP.

O CPAP é um pequeno compressor de ar silencioso com máscara. O paciente utiliza durante o sono para que a respiração não seja interrompida. Liberando, assim, a passagem de ar e melhorando de forma significativa a qualidade do sono. Ele também pode ser usado para quem tem limitações físicas ou em pós-operatórios. Como a cirurgia bariátrica.

 

Hormônio do sono pode ser terapêutico

Dependendo do caso, o paciente pode optar por tratamentos alternativos e naturais. A suplementação de melatonina, que é o hormônio natural do sono, pode ser uma ótima alternativa para quem já tentou outros métodos convencionais para dormir. Podendo associar a alguma terapia do sono comportamental e ao uso de CPAP. Antes de começar o tratamento com a melatonina, no entanto, é preciso consultar um especialista. Aqui na The Men’s você pode fazer uma avaliação médica gratuita e online para um médico especializado avaliar o seu caso e prescrever o melhor tratamento!

 

 

Logo

The Men’s é a primeira marca masculina de saúde personalizada do Brasil. Nascemos para que todas as pessoas do sexo biológico masculino encontrem soluções para suas questões e inseguranças.

www.themens.com.br

Veja também