/ Cabelo / Manual do Minoxidil: para que serve, preços e efeitos

Manual do Minoxidil: para que serve, preços e efeitos


O que é minoxidil?

Compartilhe:


Escrito por:
The Men's

Tempo de leitura:
11 minutos

Criado em:
09/01/2023

Última atualização:
24/01/2023

Manual do Minoxidil: para que serve, preços e efeitos. Tudo sobre o tratamento capilar.

O Minoxidil é um medicamento tópico (aplicado na superfície da pele), amplamente conhecido no tratamento para calvície. 

Com o sulfato de minoxidil como agente ativo, ele é um vasodilatador que estimula a multiplicação de células no couro cabeludo, aumentando a circulação sanguínea nessa região, e permitindo uma maior oxigenação. 

Esse medicamento também ativa os folículos capilares para prolongar a fase anágena do fio – quando há o nascimento e crescimento do cabelo.

Ao contrário da finasterida, um outro medicamento popular para queda capilar, o minoxidil pode ser usado para tratar calvície em mulheres, fazendo com que ele seja mais procurado como um tratamento para essa condição. 

Porém, ainda é muito comum existirem dúvidas a respeito desse medicamento: para que serve, como ele funciona, seu modo de uso, e se há algum efeito adverso.

Continue lendo para obter as respostas dos questionamentos acima.

Minoxidil: para que serve?

O minoxidil foi criado com o objetivo de baixar a pressão arterial em pessoas com hipertensão, já que ele possui ação vasodilatadora. Após verificar o crescimento de cabelos como efeito colateral, esse medicamento passou a ser usado como tratamento para quedas de cabelo. Hoje sua principal indicação é o tratamento e prevenção da queda de cabelo androgenética, ou seja, a queda de cabelo geneticamente determinada.

Existem casos, quando aconselhados por um médico especializado, em que se usa o minoxidil para preenchimento de sobrancelhas e barbas.

Como o Minoxidil funciona?

A alopécia androgenética é causada pelo excesso de produção do hormônio dihidrotestosterona (DHT), que ao entrar em contato com o bulbo capilar, enfraquece os folículos capilares e prejudica a absorção de nutrientes, aumentando a queda dos cabelos e a produção de fios mais frágeis e finos.

Assim como mencionado acima, o Minoxidil possui ação vasodilatadora, portanto, ele aumenta a circulação sanguínea no local aplicado, fazendo com que a fase anágena – fase de crescimento dos cabelos – seja prolongada, resultando no engrossamento dos fios e uma maior retenção no couro cabeludo.

O tempo mínimo do tratamento com o Minoxidil é de três meses. Devido ao longo período de espera para começar a ver um resultado, muitas pessoas acabam desistindo no meio do caminho, o que não é recomendado. 

Resultados de pesquisas com o Minoxidil

Um ensaio clínico envolvendo quase 400 homens, publicado no Journal of the American Academy of Dermatology, concluiu que o grupo de pessoas que utilizou o Minoxidil a 5% teve um crescimento capilar de 45% a mais do que o grupo que usou o medicamento a 2%.

Outro estudo, publicado no Journal of Dermatological Treatment, comparou a eficácia do Minoxidil tópico a 5% e 10% como tratamento para a calvície de padrão masculino. 

Após 36 semanas, o crescimento de cabelo ao redor da linha do couro cabeludo e ao redor da coroa foi mais eficaz no grupo de homens que utilizaram o Minoxidil a 5%.

Um terceiro estudo indicou que o Minoxidil a 5% teve 75% de eficácia quando usado por 24 semanas – 6 meses – enquanto outro grupo utilizou o mesmo medicamento por 16 semanas, tendo uma eficácia de 62,2%.

Como usar o Minoxidil?

O tratamento com o Minoxidil pode ser feito em várias partes do corpo, mas somente sob orientação de um médico especialista.

Apesar de ser um medicamento seguro e muito indicado para a calvície andrógena, o Minoxidil não é indicado para todos os públicos. Existem algumas contra-indicações, para:

  • pessoas hipotensas (com baixa pressão);
  • crianças;
  • grávidas e lactantes;
  • pessoas acima de 50 anos;
  • pessoas alérgicas ao produto.

Leia a seguir como utilizar o Minoxidil para tratar a queda capilar e corrigir falhas nas sobrancelhas.

Minoxidil para cabelo

Para tratar as quedas de cabelo excessivas, deve-se aplicar topicamente o medicamento, duas vezes ao dia, diretamente na região onde há falhas capilares. 

O local de aplicação deve estar seco e é indicado fazer uma leve massagem local para melhorar a absorção do produto no couro cabeludo.

O uso do Minoxidil não é indicado para pessoas que possuem miniaturização do fio avançada ou completa, ou seja, que não possuem mais cabelos no couro cabeludo.

Este tratamento pode levar de 3 a 6 meses, dependendo de cada queda capilar.

Busque um médico especialista para avaliar o seu caso e iniciar o tratamento o quanto antes.

Minoxidil para sobrancelha

Fabricantes de Minoxidil não são autorizados a recomendar o uso deste produto em outras regiões além do couro cabeludo. 

Existem casos, entretanto, em que os dermatologistas recomendam a aplicação do Minoxidil nas sobrancelhas, de forma segura, para tratar falhas ou para engrossar as mesmas.

Aplique o medicamento, preferencialmente em forma de solução, somente na área desejada, sem deixar escorrer para outras áreas do rosto, tomando um cuidado especial com a região dos olhos. 

Use 2x ao dia, mas não ultrapasse a quantidade de 2 ml de produto por dia.

Recomenda-se utilizar um óleo vegetal na região para que não haja ressecamento da pele e lavar as mãos após o manuseio do produto.

Os efeitos desse tratamento podem ser vistos a partir do segundo mês.

Minoxidil para barba

Assim como para a sobrancelha, o Minoxidil não é liberado para uso na barba por nenhum órgão regulador, como o FDA (Food and Drug Administration) ou a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). 

Isso ocorre porque não há estudos suficientes que garantam que este medicamento não causará nenhum dano a longo prazo, ou que garanta o resultado esperado. 

Devido a falta desses testes conclusivos, o uso do minoxidil para barba não é recomendado.

Em alguns casos especiais, o médico especialista pode recomendar a aplicação local do Minoxidil, devendo ser primeiramente aplicado nas mãos e depois na região que se pretende tratar. 

Porém, existem outras técnicas e produtos mais recomendados para o crescimento de barba, veja abaixo:

    1. Faça uma limpeza adequada. Use um sabonete próprio para rosto ou um shampoo específico para barba. Lave todos os dias, de preferência pela manhã e antes de dormir.
    2. Use um tônico para barba com componentes que auxiliam no crescimento da barba, como a auxina tricógena, uma substância que possui comprovação científica e é aprovada pelos órgãos reguladores. O  Tônico para barba com Auxina Tricógena® da The Men’s é composto por biotina, mentol, arginina e fitoextratos tonificantes que promovem um crescimento acelerado, diminuição de queda e cobertura de falhas.
    3. Hidrate seu rosto e os pelos da barba! Caso você tenha algum receio de ficar com a pele oleosa após a hidratação, procure produtos para pele oleosa ou “oil-free”, que possuem toque seco e não irão incomodar ao longo do dia. Existem produtos específicos para hidratar a barba como balms, óleos ou cremes feitos para essa função. Procure a melhor opção para você e insira na sua rotina.
    4. Esfolie! Não, a esfoliação não é uma técnica utilizada somente em mulheres. Ela é crucial para remover peles mortas, evitar pelos encravados e desobstruir poros. Não faça esfoliação com ingredientes caseiros, como por exemplo, açúcar ou borra de café, pois eles esfoliam de maneira muito agressiva e podem causar micro arranhões na pele. Opte por produtos específicos para essa função e utilize com a frequência indicada pelo fabricante!
    5. Não se esqueça da alimentação! Mantenha uma dieta saudável e equilibrada para conseguir uma barba cheia e sem falhas. Os nutrientes presentes nesses alimentos irão ajudar seu corpo a produzir mais fios e evitar que eles caiam, como as proteínas e vitaminas do complexo B, (B1, B6 e B12), que são essenciais para o crescimento saudável da barba.
    6. Fuja do estresse. O estresse é um grande inimigo para quem deseja ter uma barba cheia, já que o excesso de cortisol (hormônio liberado quando estamos estressados) afeta a absorção de nutrientes pelo corpo, causando uma deficiência deles e, consequentemente, afetando no funcionamento do corpo como um todo. Por isso, evite situações estressantes, se conseguir, e adote práticas que ajudam a aliviar o estresse, como por exemplo, yoga, meditação ou algum hobby relaxante. 
    7. Procure ter bons hábitos. Já sabemos que cigarros, bebidas alcóolicas em excesso e alimentos com muita gordura, sódio ou açúcar prejudicam o bom funcionamento do corpo e impedem de alcançar o objetivo de ter uma barba cheia e volumosa. Por isso, busque moderação nesses hábitos e procure hobbies mais saudáveis, como dito acima.

Minoxidil: Efeitos Colaterais

Assim como todo medicamento, o Minoxidil também apresenta alguns efeitos colaterais, apesar dessas reações serem leves e raras.

Algumas pessoas podem apresentar sintomas como:

  • Crescimento de pelos em outras partes do corpo;
  • Tontura;
  • Desmaio;
  • Batimentos irregulares;
  • Dores no peito;
  • Dores de cabeça;
  • Alergias e coceira no couro cabeludo;
  • Oleosidade no couro cabeludo;
  • Inchaço no rosto, mãos, pés e pernas;
  • Visão borrada.

 

Esses efeitos colaterais, no entanto, não são comuns e foram observados em casos onde uma grande quantidade de minoxidil foi aplicada de uma vez só, fazendo com que o corpo absorvesse mais do que deveria. 

Estes efeitos podem ser minimizados com a orientação do médico dermatologista para mudar alguns hábitos diários ou ajustar a dosagem e frequência da medicação.

A melhor forma de obter o tratamento adequado para você é se consultar com um médico especializado no assunto. 

Pensando em dar mais acessibilidade a todos, aqui na The Men’s criamos uma plataforma de telemedicina gratuita! Você consegue realizar uma avaliação médica online, sem pagar nada e será analisado pelo nosso médico especialista. Aproveite!

Qual é o melhor minoxidil? 

Existem diversas marcas que produzem o minoxidil. Separamos aqui as mais vendidas e conhecidas:

  1. The Men’s: O minoxidil base em espuma da The Men’s é composto de minoxidil a 5%, excipientes, e TrichoFoam™ (um dos medicamentos que potencializa os resultados de outros ativos, como o minoxidil, e é livre de álcool e propilenoglicol). Ele NÃO CONTÉM ÁLCOOL em sua composição, ou seja, não resseca a pele depois de sua utilização! Seu preço é de R$89,90, mas hoje está por R$64,90! E junto, é possível fazer uma consulta gratuita com especialista.
  2. Rogaine: É a marca pioneira de minoxidil no Brasil, mas possui um custo muito elevado: para 3 meses de tratamento, este medicamento custa mais de R$500,00. Esta marca possui uma variedade de produtos: espuma, loção e até mesmo a versão para mulheres, chamada Women’s Rogaine Topical Solution a 2%. O propilenoglicol está presente somente nas soluções capilares, não sendo encontrado nas espumas. É composto de minoxidil, álcool e água purificada.
  3. Kirkland: Uma das marcas mais utilizadas no Brasil. Possui um bom custo benefício, sendo que uma caixa com 6 frascos, isto é, 6 meses de tratamento, possui, em média, um valor de R$360,00. Há ainda a opção de 3 frascos, que custam aproximadamente R$200,00. É composto por minoxidil a 5% e excipientes (álcool, propilenoglicol e água purificada), e possui variações de solução e espuma. 
  4. Pant e Aloxidil: são dois produtos muito fáceis de encontrar nas farmácias de todo o Brasil, fabricados pelos laboratórios Aché e TheraSkin, respectivamente. Ambos possuem um resultado bom em comparação aos medicamentos manipulados, mas possuem preço elevado e são menos eficientes do que os outros citados. O Pant a 5% é uma solução capilar de 50 mg/ml, que pode vir em frascos de 25ml ou 50ml. É composto por minoxidil a 50 mg, álcool etílico, propilenoglicol e água purificada. O preço de 3 frascos deste medicamento é, em média, R$130,00. O Aloxidil a 5% é uma solução capilar de 50 mg/ml, composto de 50 mg de minoxidil e 1ml de excipientes (propilenoglicol, álcool etílico e água purificada). O preço de 1 frasco é de, em média, R$60,00.
  5. Foligain: Esta marca vem sendo mais conhecida ultimamente e apresenta resultados parecidos com o Pant e o Aloxidil. Para um tratamento por 3 meses, com uma caixa de 3 frascos de 60ml, o custo é em média de R$200,00. Ele é composto por minoxidil a 5% e excipientes (álcool, 60% de propilenoglicol e água purificada), além de trabalhar com outros tipos de variações: solução, espuma, produtos de baixo teor alcoólico e produtos para o público feminino, com uma composição a 2%. 

Pensando em dar mais acessibilidade a todos, aqui na The Men’s criamos uma plataforma de telemedicina gratuita onde você consegue realizar uma avaliação médica online sem custo algum, onde você será analisado pelo nosso médico especialista!

Minoxidil da The Men's

 

FAQ

Qual a diferença entre minoxidil e finasterida?

A finasterida possui ação inibidora de enzimas que causam a calvície androgenética, já o minoxidil é um vasodilatador que aumenta a circulação local fazendo com que a fase de crescimento dos fios seja prolongada, impedindo a miniaturização dos fios.

O que é Pant Minoxidil?

Pant Minoxidil é o nome comercial do minoxidil, produzido pelo laboratório Aché.

Se parar de usar minoxidil o cabelo volta a cair?

Sim, o Minoxidil não cura a queda capilar. Ao interromper o tratamento com o minoxidil, é provável que o cabelo volte ao seu estado anterior. Para obter melhores resultados, recomenda-se o uso contínuo e tratamentos adicionais em paralelo.

Pode usar Minoxidil para barba?

Sim, porém não é recomendado. Existem outros produtos mais recomendados para a barba, como o Tônico para barba com Auxina Tricógena® da The Men’s.

Logo

The Men’s é a primeira marca masculina de saúde personalizada do Brasil. Nascemos para que todas as pessoas do sexo biológico masculino encontrem soluções para suas questões e inseguranças.

www.themens.com.br

Veja também