Anejaculação quando o homem não ejacula
Compartilhe:
Escrito por:
The Men's
Tempo de leitura:
4 minutos
Criado em:
16/11/2021
Última atualização:
24/03/2023
Você já ouviu falar em anejaculação? Sabe do que se trata? Se não, imagine a seguinte cena: um homem está transando com sua parceira ou parceiro. Tudo vai muito bem, ambos estão com muito tesão, aproveitando cada minuto e bastante confortáveis com a situação. Ele atinge o prazer máximo da relação sexual, mas não libera o sêmen. Ou seja, não goza. Este tipo de situação é o que os médicos chamam de anejaculação.
O que é anejaculação?
A anejaculação é a dificuldade ou ausência de liberação do sêmen. Isso, no entanto, não significa que o homem não atingiu o orgasmo. Porque a ejaculação e o orgasmo são coisas distintas. Vamos explicar cada uma delas, começando pelo orgasmo.
É o prazer mais intenso durante uma relação sexual, além disso, envolve uma série de reações desencadeadas pelo cérebro. É considerado o auge, o clímax da transa, quase uma explosão de prazer e é seguido por uma sensação de relaxamento.
Já a ejaculação é a eliminação do sêmen. Começa com a liberação dos espermatozoides e de secreções que saem de vários locais do aparelho reprodutor. Termina com a contração dos músculos ao redor da uretra, que permite a expulsão do esperma para fora do pênis.
Na grande maioria dos casos, a ejaculação e o orgasmo acontecem ao mesmo tempo, mas são fenômenos corporais diferentes. E, portanto, alguns homens podem experimentar um sem o outro. Ou seja, atingir o orgasmo sem ejacular e até mesmo ejacular. Mas sem sentir a sensação de prazer proporcionada pelo orgasmo.
Quais são as causas da anejaculação?
Parte das causas da anejaculação envolve: cirurgias, como alguns tipos de procedimentos cirúrgicos na área pélvica. Um exemplo é a prostatectomia, que é a cirurgia que retira totalmente a próstata e é um dos tratamentos do câncer de próstata. Cirurgias na bexiga, no abdômen e no intestino grosso também podem impedir o homem de ejacular. Mas, existem ainda outras causas:
- diabetes;
- lesões na área pélvica que não foram causadas por cirurgias;
- lesões na medula espinhal;
- uso de alguns medicamentos e drogas ilegais.
É importante ressaltar que existe um problema semelhante à anejaculação, mas que tem causas distintas: é a ejaculação retrógrada. Normalmente, na hora de ejacular, uma parte da bexiga se fecha para impedir que o xixi saia pela uretra, dando passagem somente ao esperma. Nos casos de ejaculação retrógrada, a parte que deveria fechar não se fecha e, então, o sêmen vai parar na bexiga. O problema tem causas em comum com a anejaculação, como cirurgias na próstata, lesões na medula espinhal e diabetes.
A ausência da ejaculação gera alguma consequência?
No caso da anejaculação, todos os outros mecanismos do corpo masculino durante uma transa permanecem em pleno funcionamento. O homem sente tesão, fica com o pênis ereto, seu desempenho sexual é o mesmo e experimenta o prazer do orgasmo.
A única coisa diferente é que não libera o sêmen. Embora o problema seja considerado uma disfunção ejaculatória, não há nenhuma consequência física para a saúde.
O que pode acontecer apenas é um desentendimento com a parceira ou o parceiro, que podem achar que o homem não ficou satisfeito com a relação sexual. Outra questão importante é que é o sêmen que carrega os espermatozoides, responsáveis pela fecundação do óvulo no corpo da mulher. Isso quer dizer que a anejaculação impede que uma gravidez se desenvolva, o que pode ser um problema para casais que queiram ter filhos.
Pode haver ainda uma insatisfação pessoal por não ejacular que, em casos mais sérios, é capaz de levar a problemas de autoestima e de ansiedade e até mesmo ser um fator que desencadeia a disfunção erétil.
Existe tratamento para a anejaculação?
Algumas causas da anejaculação têm tratamento. Quando ela é provocada pelo uso de medicamentos ou drogas, em geral, basta cessar o uso dessas substâncias para que a ejaculação volte a acontecer sem percalços. Vale lembrar que a interrupção do uso de um remédio somente deve ser feita com autorização de um médico!
Nos homens diabéticos, uma abordagem multidisciplinar, com auxílio de um endocrinologista para controlar o diabetes, será necessária. Já quando a ausência de liberação do sêmen é resultado de uma cirurgia, a disfunção pode não ter tratamento e se tornar uma condição permanente.
É o caso, por exemplo, da cirurgia de retirada total da próstata. Aí, o paciente precisa receber apoio psicológico. Para aqueles com ejaculação retrógrada, o tratamento é feito com medicamentos, mas só é indicado para quem deseja ter filhos. O ideal é sempre se consultar com um médico para obter o melhor tratamento.
The Men’s é a primeira marca masculina de saúde personalizada do Brasil. Nascemos para que todas as pessoas do sexo biológico masculino encontrem soluções para suas questões e inseguranças.
Veja também
Pesquisa:
Redes sociais: