/ Sono / O que é ciclo circadiano?

O que é ciclo circadiano?


ciclo circadiano

Compartilhe:


Escrito por:
The Men's

Tempo de leitura:
4 minutos

Criado em:
14/12/2021

Última atualização:
17/01/2023

Hora de acordar, almoçar, dormir, trabalhar… A rotina é algo natural em nosso cotidiano. E determina quando e o que precisamos fazer a cada período do nosso dia. Mas você sabia que essa rotina existe no nosso próprio corpo? O ciclo circadiano, também conhecido como ritmo circadiano, é uma espécie de “relógio interno” do organismo. Que funciona 24 horas por dia. É ele quem determina, entre outras funções, o nosso período de vigília. Ou seja, durante o qual ficamos acordados. Assim como o de repouso, quando devemos dormir. Esse ciclo coordena os diversos outros ciclos que ocorrem no corpo humano. Imagine, por exemplo, um relógio por dentro, cheio de engrenagens que se movem para ditar as horas certas: essa é a visão aproximada do que representa o ritmo circadiano.

A engrenagem maior é o que chamamos de “relógio-mestre”, localizado no cérebro, que coordena todos os outros relógios do corpo (as engrenagens menores). O relógio-mestre é coordenado por um estímulo externo simples: nossa exposição à luz ou às trevas. Durante o dia, como está claro, o relógio entende que é hora de ficar em vigília. Conforme escurece, a percepção do cérebro é que devemos estar em repouso.

 

O problema pode estar no relógio biológico

O ciclo circadiano, apesar de ser autônomo, pode ser interferido por nós. Quando ignoramos nossa necessidade de repouso e descanso, esse cronômetro pode ser afetado e entrar em desequilíbrio. Passar a noite em claro para concluir uma tarefa do trabalho. Bem como dormir à tarde toda para compensar o cansaço acumulado. São hábitos que podem afetar o ciclo circadiano do sono. Isso gera um “bug” no relógio-mestre do cérebro. Facilitando o desenvolvimento de diversos problemas para dormir, como por exemplo, a insônia e a privação do sono.

 

Jet lag: um problema que afeta o ciclo circadiano

Pessoas que viajam para o exterior com frequência tendem a sofrer com um fenômeno chamado jet lag. Ele se dá a partir de uma readaptação do relógio biológico a um fuso horário diferente, em que dia e noite não acontecem da mesma forma com a qual o corpo está acostumado. O jet lag é um distúrbio do sono que causa incômodo, fadiga e cansaço extremo. Por isso, é recomendado descansar bastante depois de uma viagem para longas distâncias, para que os impactos no ritmo circadiano sejam mais sutis.

 

Como o ciclo do sono interfere na saúde?

Não respeitar o tempo do próprio corpo pode ser muito prejudicial para a saúde. Pesquisas realizadas pela revista Molecular Psychiatry, do Reino Unido, revelaram que pessoas que possuem desequilíbrios no seu ciclo circadiano estão mais propensas a desenvolver doenças como depressão, ansiedade e fadiga por estresse. Além disso, possuem maior risco de apresentarem prejuízos na saúde mental à longo prazo.

Para além de comorbidades, o ciclo circadiano desregulado pode trazer graves consequências no cotidiano. Cansaço excessivo, mau humor, irritabilidade, problemas para manter concentração e foco, dificuldade de aprendizagem e memória e até mesmo problemas nas relações interpessoais são alguns dos efeitos que podem chegar à curto ou curtíssimo prazo. Além disso, pessoas que têm distúrbios de sono são mais propensas à adquirir males físicos como a obesidade e a hipertensão.

 

Como regular o ciclo circadiano do sono?

O ideal para ter um ciclo circadiano saudável é manter bons hábitos diurnos e noturnos. Criando uma rotina regrada para dormir de noite e acordar de dia. Infelizmente, nem sempre podemos controlar o ritmo circadiano pela nossa vontade. Pessoas que trabalham em plantões noturnos. Por exemplo: enfermeiros, médicos, vigilantes, entre outros, muitas vezes são forçadas a trocar o dia pela noite e desequilibrar o relógio-mestre.

Para quem sofre com esse problema, é possível minorar os efeitos com algumas atitudes cotidianas. Procure se expor ao sol sempre que possível, para mandar a mensagem ao seu cérebro de que aquele é o momento do dia. A prática de exercícios físicos e a limitação de cafeína na dieta também podem ajudar. Tirar pequenos cochilos durante o dia melhoram sua disposição e preparam o seu corpo para um repouso maior durante a noite. Além disso, limitar a luz do ambiente antes de dormir. Mesmo no período do dia, com o auxílio de cortinas, por exemplo. São um grande apoio para o seu ciclo circadiano.

 

A melatonina pode ajudar?

Sim, uma das funções do hormônio do sono é justamente regular o ciclo circadiano. Se você está sofrendo com os efeitos do Jet Lag, por exemplo, fazer uma suplementação com a melatonina pode ajudar e muito o seu relógio biológico. A The Men’s tem a Sleep Gummy, uma goma gelatinosa com 2mg de concentração a 99,3% de pureza. Além de ajudar o seu sono, você ainda tem uma experiência deliciosa!

Presente para você que chegou até aqui: Use o cupom BLOG10 e ainda ganhe 10% de desconto na sua compra.

 

Link em imagem para consulta médica sobre o sono

Logo

The Men’s é a primeira marca masculina de saúde personalizada do Brasil. Nascemos para que todas as pessoas do sexo biológico masculino encontrem soluções para suas questões e inseguranças.

www.themens.com.br

Veja também